Em um momento em que o mercado turístico italiano se aproxima cada vez mais dos destinos brasileiros, a Embratur, em parceria com o Sebrae, participa, até esta sexta (10), da TTG Travel Experience 2025, que acontece em Rimini, na Itália. A Agência leva para a feira internacional a diversidade do Brasil representado pela Amazônia e destinos que vão dos estados do Nordeste ao Sudeste.

(Foto: Divulgação/TTG)
Um dos mais importantes encontros globais do setor, a TTG reúne tendências, inovação e inspiração para profissionais e o público final. Para se ter uma ideia, em 2024, a feira italiana recebeu representantes de 75 países, atraiu 70 mil visitantes, 1 mil compradores internacionais e 2,7 mil expositores, consolidando-se como uma das plataformas mais estratégicas de promoção turística da Europa.
A Itália é hoje o 4º maior emissor europeu de viajantes para o Brasil e atravessa um período de crescimento notável. Apenas entre janeiro e agosto de 2025, o fluxo de italianos aumentou 26% em comparação ao mesmo período do ano anterior, dando continuidade ao avanço de 19,4% registrado em 2024 sobre 2023.
A afinidade dos italianos com o Brasil é clara: três em cada quatro pretendem visitar o país nos próximos dois anos e 21% já o escolheram ao menos uma vez. Entre os principais interesses estão sol e praia (38%), cultura (37%) e natureza (28%). Além disso, 17% destacam a hospitalidade brasileira como fator decisivo, confirmando que é o acolhimento humano que transforma cada viagem em uma lembrança especial.
“O Brasil é reconhecido mundialmente pela hospitalidade de seu povo, e é justamente esse calor humano que transforma cada viagem em algo memorável. Estamos vivendo um momento histórico, com a chegada de estrangeiros crescendo como nunca. Isso significa mais oportunidades, empregos e renda para as comunidades que fazem do turismo brasileiro um motor de desenvolvimento. Participar da TTG Travel Experience é mostrar ao trade italiano que o Brasil é diverso, vibrante, comprometido e sustentável, um destino capaz de emocionar em cada encontro e surpreender em cada descoberta”, ressalta Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“O turismo no Brasil precisa, cada vez mais, ter visibilidade para mostrar que a sustentabilidade, a inovação e a inclusão são conceitos que não têm mais volta. O Sebrae trabalha esses conceitos nos pequenos negócios, pois, no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo; desse total, 97,4% são microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. A nossa parceria com a Embratur busca ampliar as oportunidades para que o segmento possa continuar gerando mais emprego e inclusão”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Estande Brasil
Com 14 coexpositores e destinos como Amazonas, Rio Grande do Norte, Salvador, São Luís, Rio de Janeiro e São Paulo, o espaço brasileiro será um convite para sentir a energia e os sabores do país. O estande será palco para rodadas de negócios e encontros estratégicos com o trade italiano.
O Rio Grande do Norte, em parceria com o Consórcio Nordeste, apresentará a nova Marca Nordeste, que reposiciona a região como um bloco turístico integrado, com identidade própria e preparado para atrair ainda mais visitantes internacionais. A ativação contará com degustação da tradicional caipirinha de caju e um sorteio exclusivo de viagem ao estado, em parceria com a TAP Air Portugal.
Feel Brasil
Os italianos também terão contato com a curadoria do Feel Brasil, que reúne 101 vivências turísticas. Disponível em seis idiomas, o Feel Brasil é uma iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae, construída para atender aos novos desejos do viajante global: sustentabilidade, diversidade e conexão humana.
Hoje, 70% das experiências são conduzidas por micro e pequenos empreendedores, 59% lideradas por mulheres e mais de 80% com foco em inclusão e responsabilidade social. Finalista do Skift IDEA Awards 2025, o projeto reafirma o Brasil como destino vibrante, sustentável e inesquecível.
No Amazonas, por exemplo, é possível explorar igarapés no Parque Nacional de Anavilhanas e conhecer comunidades indígenas no Rio Negro. No Rio Grande do Norte, caminhar pela trilha à beira-mar ou conviver com o povo Potiguara revela a força da tradição local.
Em Salvador, a herança afro-brasileira pulsa em aulas de culinária, no Caminho dos Orixás e em experiências que celebram ritmos e cores. Já São Luís conecta ancestralidade e paisagens únicas, entre o Quilombo Urbano da Liberdade e o espetáculo dos Lençóis Maranhenses.
No Rio de Janeiro, a energia da cidade se mistura à natureza em experiências como o nascer do sol em Copacabana e trilhas pelas cachoeiras da Tijuca. E em São Paulo, o visitante encontra roteiros gastronômicos, arte urbana e percursos que revelam a história da comunidade negra.
Brasil em alta
O país é líder em chegadas internacionais na América do Sul e ocupa a quinta posição entre os destinos mais visitados das Américas, segundo a ONU Turismo. Nos oito primeiros meses de 2025, a entrada de viajantes estrangeiros no Brasil cresceu 46,6%, o maior acumulado da história.
A Europa mantém seu papel estratégico nesse crescimento: no mesmo período, o volume de turistas europeus aumentou 20,24%, consolidando o continente como o segundo maior emissor internacional de visitantes ao Brasil.
Conectividade aérea
Parte fundamental desse avanço está na malha aérea cada vez mais robusta. Em 2025, estão previstos 1.548 voos diretos entre Itália e Brasil, com mais de 531 mil assentos disponíveis. As rotas conectam Roma a São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro, além de Milão a Guarulhos.
Lisboa também se consolida como principal hub europeu para o Brasil, com 5.681 voos programados ao longo do ano, conectando a capital portuguesa a 12 cidades brasileiras, em um total de 1,56 milhão de assentos. Esse aumento da conectividade é fruto de articulação entre setor público e privado, fortalecendo hubs internacionais e criando novas rotas que tornam o país mais acessível e competitivo.
Plano Brasis
Todas essas iniciativas estão integradas ao Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sucessor do Plano Aquarela, o Brasis define as diretrizes da promoção global do país até 2027, em sintonia com o Plano Nacional de Turismo 2024-2027.
Construído de forma participativa, com contribuições de estados, municípios, entidades do setor e sociedade civil, o documento projeta o Brasil como destino reconhecido internacionalmente pela pluralidade cultural, hospitalidade e compromisso com a sustentabilidade
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