O Brasil sofreu 4,8 milhões de ocorrências de golpes, entre janeiro e julho deste ano. O número representa um golpe a cada três segundos. De acordo com levantamento do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, o setor de “Bancos e Cartões” foi o alvo principal dos golpistas no semes-tre (45,5%), seguido de “Serviços” (31,1%) e “Financeiras” (17,7%). “Varejo” e “Telefonia” fecham o ranking com respectivamente 3,8% e 1,5% das tentativas.
A faixa etária preferida dos criminosos para aplicação dos golpes foi entre 36 a 50 anos, onde 35,8% das ocorrências foram aplicadas. Pessoas com idade acima dos 60 anos corresponderam a 19,9% dos golpes aplicados no período.
A Serasa lançou, em junho, o ‘Fraudômetro’, o primeiro contador de tentativas de fraudes do país. “Realizamos uma atualização na metodologia do nosso indicador. Ele agora conta com mais tipos de tentativas de fraudes mapeadas. Dessa forma, é possível que a Serasa Experian ofereça uma visão ainda mais assertiva sobre os perigos que as empresas e os consumidores correm. Não existe uma bala de prata capaz de blindar a todos contra os criminosos, mas com certeza uma estratégia de proteção em camadas dificulta ainda mais as ações fraudulentas”, afirma o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
De acordo com o Indicador da Serasa Experian, na média anual, o Brasil sofreu 3.721 tentativas de fraude a cada um milhão de habitantes. Em relação aos Estados, o Distrito Federal (DF) foi identificado como o mais visado, com 6.088 ocorrências. São Paulo teve 4.911 tentativas de fraude.