
A Brastemp, nome advindo das palavras BRASIL TEMPeratura, foi criada em 1954, em São Bernardo, pelo Grupo Brasmotor – que tinha uma fábrica de geladeiras em Rio Claro, estado de São Paulo – sob a liderança do boliviano, naturalizado brasileiro, o engenheiro industrial Hugo Miguel Etchenique.
Em 1957 foram produzidos os modelos Príncipe, Imperador e Conquistador, com as inovações de quatro prateleiras na porta e um espaço para alimentos que não precisavam de refrigeração. Em 1959, lança a primeira lavadora automática de roupas; 1960, primeiro fogão; 1962, geladeira com duas portas; 1965, secadora de roupa. Em 1976, a Brasmotor acompanha a junção da EMBRACO com a CONSUL. E em 1977 surge a lava-louças. No ano de 1994, as empresas Semer, com a Consul e a Brastemp, se unem para criar a Multibrás. Em 1997, a Whirlpool Corporation (US$ 20 bilhões de faturamento anual e 18 mil funcionários) fica sócia da Multibrás.
Em 2001, a Multibrás iria fechar a fábrica de São Bernardo e transferir o parque industrial para a cidade de Joinville, no Estado de Santa Catarina, o que causaria a perda de emprego para 1050 funcionários. Luiz Marinho, na época presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, tentou impedir o fechamento, sem sucesso. Essa decisão foi adiada para fevereiro de 2002.
A Multibrás, maior fabricante de geladeiras no país, com mais de 70% do mercado, encerrou suas atividades em 2006. No local foi instalado o Hipermercado Walmart, depois o BIG e hoje o Atacadão. O São Bernardo Plaza Shopping foi inaugurado em 2012, no restante da área.
A Brastemp continua firme e forte, produzindo e vendendo milhares de eletrodomésticos, no Brasil e no mundo.
Nossos agradecimentos aos saudosos Hugo Etchenique (pai) e Hugo Miguel Etchenique (filho) pelas grandes contribuições realizadas e favorecendo ao nosso município.
Tércio A. Nelli – integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)

Adicione um comentário