AME Memórias de São Bernardo

Brasil Temperatura deu origem à marca Brastemp, que surgiu em São Bernardo

Imagem da fábrica da Multibrás, antiga Brastemp, década de 1950, situada no final da Rua Marechal Deodoro, onde hoje está o Atacadão

A Brastemp, nome advindo das palavras BRASIL TEMPeratura, foi criada em 1954, em São Bernardo, pelo Grupo Brasmotor – que tinha uma fábrica de geladeiras em Rio Claro, estado de São Paulo – sob a liderança do boliviano, naturalizado brasileiro, o engenheiro industrial Hugo Miguel Etchenique.
Em 1957 foram produzidos os modelos Príncipe, Imperador e Conquistador, com as inovações de quatro prateleiras na porta e um espaço para alimentos que não precisavam de refrigeração. Em 1959, lança a primeira lavadora automática de roupas; 1960, primeiro fogão; 1962, geladeira com duas portas; 1965, secadora de roupa. Em 1976, a Brasmotor acompanha a junção da EMBRACO com a CONSUL. E em 1977 surge a lava-louças. No ano de 1994, as empresas Semer, com a Consul e a Brastemp, se unem para criar a Multibrás. Em 1997, a Whirlpool Corporation (US$ 20 bilhões de faturamento anual e 18 mil funcionários) fica sócia da Multibrás.
Em 2001, a Multibrás iria fechar a fábrica de São Bernardo e transferir o parque industrial para a cidade de Joinville, no Estado de Santa Catarina, o que causaria a perda de emprego para 1050 funcionários. Luiz Marinho, na época presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, tentou impedir o fechamento, sem sucesso. Essa decisão foi adiada para fevereiro de 2002.
A Multibrás, maior fabricante de geladeiras no país, com mais de 70% do mercado, encerrou suas atividades em 2006. No local foi instalado o Hipermercado Walmart, depois o BIG e hoje o Atacadão. O São Bernardo Plaza Shopping foi inaugurado em 2012, no restante da área.
A Brastemp continua firme e forte, produzindo e vendendo milhares de eletrodomésticos, no Brasil e no mundo.
Nossos agradecimentos aos saudosos Hugo Etchenique (pai) e Hugo Miguel Etchenique (filho) pelas grandes contribuições realizadas e favorecendo ao nosso município.

Tércio A. Nelli – integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)

Local escolhido para implantação da futura Multibrás, final da década de 1940

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário