A Braskem abriu inscrições, até quarta (29) de maio, para a 3ª edição do Edital Braskem: Projetos que Transformam. A ação busca impulsionar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social nas comunidades onde a empresa atua. Para isso, cada projeto selecionado poderá receber investimentos de até R$ 50 mil.
As inscrições devem ser realizadas por meio do link: https://editaisbraskem.prosas.com.br. Serão destinados recursos para até 15 projetos selecionados no país.
Nesta edição, serão priorizadas iniciativas que estejam alinhadas a uma das três temáticas prioritárias da companhia: Economia Circular e Clima; Educação Profissional e Tecnológica; e Inclusão Social. “A Braskem segue empenhada em implantar projetos relevantes que tenham efeito social significativo para as comunidades do seu entorno, proporcionando bem-estar e ampliando o impacto positivo na região”, explica Alexandra Calixto Gioso Gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.
Na região do ABC, poderão ser inscritas iniciativas que beneficiem comunidades do entorno das unidades da Braskem nos municípios de Mauá, Santo André e São Paulo na região do Parque São Rafael. As ações selecionadas terão até 12 meses para serem executadas. Uma capacitação gratuita virtual de apoio à elaboração das propostas será realizada entre 14 e 17 de maio, das 14h às 17h, contemplando todas as instituições interessadas. Mais informações podem ser obtidas no site do edital. Para a capacitação, não é necessária inscrição prévia.
Os projetos serão avaliados em cinco etapas: análise eliminatória, técnica classificatória, documental inicial, estratégica e documental final. A divulgação dos selecionados está prevista para ocorrer no último trimestre de 2024. Na sequência, os autores das iniciativas escolhidas participarão de mais uma capacitação, desta vez sobre gestão e prestação de contas de projetos sociais.
Na última edição, realizada em 2023, o Edital Braskem recebeu 229 inscrições, sendo 74 delas provenientes do Estado de São Paulo. No ABC, dois projetos foram selecionados e estão em execução este ano. O Horta na Escola, que acontece na Escola Zeny Machado Chiarotto, que envolve aproximadamente 300 crianças de 0 a 6 anos que consiste no cultivo de hortaliças e legumes por crianças de até 6 anos que plantarão e acompanharão o crescimento e todo o cuidado com as plantas e o meio ambiente. E, o Mulheres em Ação, realizado pelo Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Seci, que beneficiará 80 mulheres empreendedoras da região que ministrará as capacitações de Gestão Financeira, Marketing e Networking, sendo 2 vezes por semana e com a duração de 2 horas cada tema. E com o encerramento das capacitações, será organizado um evento com as participantes e seus familiares com entrega de certificado.