Negócios

Braskem conecta líderes comunitários ao empreendedorismo

Evento contou com a presença de líderes comunitários do entorno do polo

A Braskem promoveu, na terça (08), um bate-papo sobre empreendedorismo local com a presença de líderes comunitários que representam escolas, igrejas, cooperativas, síndicos de condomínios e demais segmentos, do entorno do polo.

Na ocasião, o Consultor de Negócios do Sebrae-SP, Caio Ito, proferiu palestra com o tema “Lideranças que inspiram, comunidades que prosperam”, na qual foram abordados temas relacionados ao empreendedorismo.

Durante o encontro, em nome da Braskem, Jaqueline Duarte, apresentou um balanço das iniciativas desenvolvidas pela Braskem em 2024 e no primeiro semestre deste ano. Somente em 2024, 12 mil pessoas foram beneficiadas em 29 ações e projetos sociais desenvolvidos pela Braskem e cerca de 28 toneladas de plástico foram coletadas e destinadas à reciclagem, através do programa Plastitroque.
Jaqueline abordou algumas das ações sociais desenvolvidas pela empresa nas comunidades do entorno, com foco na inclusão social, educação profissional e tecnológica e sustentabilidade. Entre eles: o Programa Braskem de Educação Ambiental, em parceria com SESI, que atende 11 instituições de São Paulo, Mauá e Santo André, com expectativa de atender mil estudantes este ano, o Ser+, que fomenta investimentos para melhores condições de trabalho para as cooperativas do ABC, e o Plastitroque, que incentiva a troca de resíduos por kits de higiene, limpeza e alimentação.

Também foram abordados o projeto Empreendedoras Braskem, que capacita mulheres visando impulsionar seus negócios, e o Nova Indústria, em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o Sebrae e outras instituições, para empreendedores da região. Outras ações de destaque são o Valorize, que indica fornecedores do entorno, fortalecendo a economia local, e o Academia Braskem, em parceria com o Sebrae, que oferece uma plataforma para empreendedores com aulas sobre gestão de negócios, marketing, entre outras.

A Braskem também desenvolve o programa Formando Laços, onde a comunidade pode visitar às instalações da empresa. Somente este ano, a empresa já recebeu 68 visitas, contabilizando 1,5 mil visitantes.

Os líderes comunitários ainda puderam tirar dúvidas sobre os programas e dar sugestões para as iniciativas. Ao término do evento, os presentes ganharam um voucher para retirar brindes na Feira das Empreendedoras Braskem, que acontecia naquele dia na unidade.


PARTICIPANTES

Aguinaldo Rosa, diretor da Escola Estadual André Nunes Júnior, no Parque São Rafael, em São Paulo, comentou que o conteúdo do Programa de Educação Ambiental da Braskem é trabalhado com os alunos e familiares, incentivando uso consciente do espaço escolar e dos materiais.
“Participamos, por meio da parceria da Braskem com o SESI, do Programa de Educação Ambiental. Para nós, é fundamental esse tipo de parceria, porque relaciona com as atividades dos professores em sala de aula, com os conteúdos de Ciências. Trabalhamos com as crianças e famílias o processo da conscientização, que é uma ação permanente e contínua do uso consciente, para cuidado com espaço escolar e com os materiais. Conseguimos perceber que eles passam a ter uma consciência e um sentimento de pertencimento com a escola e fazemos esse diálogo com as famílias também”, afirmou.


“A Braskem nos auxilia muito com cursos e palestras nos ensinando como cuidar do meio ambiente. Com isso, nós aprendemos a ‘limpar’ a natureza, coletamos plásticos e trocamos por alimentos através do programa Plastitroque”, disse Elídio Jesus, representante da Casa dos Pobres, que serve alimentação a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Atuamos nas igrejas católicas, representando a comunidade. Atendemos crianças de 0 a 6 anos com foco em educação, cidadania, educação ambiental e alimentação. Junto a Braskem, fazemos um trabalho de divulgação das necessidades da comunidade. Visitamos as casas, colhemos as informações e vemos com a Braskem por meio de qual projetos eles podem ajudar essas famílias. Da mesma forma os projetos e as ações sociais desenvolvidas pela Braskem nós levamos para a comunidade, fazendo essa troca”, afirmou Keli Cintra, representante da Pastoral da Criança na Diocese de Santo André.

“Através da Pastoral da Criança, conheci os projetos da Braskem, participei de alguns cursos, como o de Costura Criativa, que é muito bom. Estou querendo levar o curso para as mães da Pastoral da Criança, para que elas tenham uma renda, para levar um pouco de alívio e acalento às essas mulheres, pois muitas não têm estrutura familiar nem escolar”, completou Marli, líder comunitária da Pastoral da Criança no Parque São Rafael.

FEIRA DAS EMPREENDEDORAS BRASKEM

Na ocasião, cinco participantes do projeto Empreendedoras Braskem participaram da Feira das Empreendedoras


Cinco participantes do projeto Empreendedoras Braskem participaram da Feira das Empreendedoras, onde puderam expor e comercializar seus produtos.

“Essa é a primeira feira que estou participando. É uma forma de mostrarmos nossos produtos, de divulgar e ter visibilidade com o público. Estou achando muito bacana. Agradeço muito à Braskem pela oportunidade, acho que acrescenta muito na parte pessoal e profissional”, comentou Audrey Pessoa, da Pastéis DiBelém, participante do Programa Empreendedoras Braskem e pela primeira vez da feira.

“Fiz o curso de Empreendedoras Braskem há mais de cinco anos. Sempre participo das feiras, o resultado é muito bom. Participei da última edição em São Paulo e foi um sucesso”, completa Camila Lorden, da Mary Kay.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário