Negócios

Braskem forma mais uma turma do Projeto Costura Criativa

Iniciativa oferece capacitação profissional gratuita, promovendo a sustentabilidade na geração de renda
(Foto: DIvulgação)

O projeto Costura Criativa acaba de formar mais uma turma de mulheres. Promovido pela Braskem, em parceria com o SENAI Santo André e com a Prefeitura de Mauá, a iniciativa oferece capacitação profissional gratuita, promovendo a sustentabilidade na geração de renda.

De acordo com a coordenadora de relações institucionais da Braskem Sudeste, Thaís Mineli Rodrigues, o objetivo é que as mulheres consigam incrementar a renda com a costura. “esse é um projeto muito querido nosso, porque ele une algumas coisas muito importantes, como a geração de renda e a economia circular. Nosso objetivo é que as mulheres aprendam novas técnicas e consigam aprimorar a renda com a costura”.

Durante dois meses de aulas, as alunas aprendem a transformar antigos uniformes da Braskem, que seriam descartados, em novas peças, como mochilas, ecobags, nécessaires e outras.

O projeto Costura Criativa já formou mais de 104 pessoas e produziu mais de 1700 produtos, ao longo dos anos. A edição de 2025 colocou o empreendedorismo em destaque, oferecendo, além da prática de costura, aulas sobre formalização do negócio, sendo que das 28 formandas, 62% já possuíam renda através da costura.

A instrutora de formação profissional do Senai Santo André, Letícia Fraga, destaca a transformação das alunas: “Elas chegaram inseguras, até mesmo com medo do próprio maquinário. Aos poucos foram ganhando confiança e foi incrível ver essa virada de chave. Ao decorrer do processo elas foram desenvolvendo autoconfiança e proatividade. Esse é um curso para quem quer aprender a costurar e elas estão saindo realmente como profissionais”, afirma a instrutora.

Marilene dos Santos e Valdelice Cruz de Souza são duas das formandas do curso. Para elas, participar do projeto foi uma grande oportunidade. “Ano passado tentei fazer minha inscrição, mas como é muito concorrido, não consegui. Esse ano, me arrisquei de novo e deu certo. Foi muito bom. Entrei desconhecendo o que seria um curso de ‘Costura Criativa’, mas me deparei com uma infinidade de coisas. Saí muito satisfeita e muito contente”, conta Marilene.

Valdelice está empenhada em continuar produzindo artigos com os aprendizados das aulas: “sou muito grata pelo curso que fiz. Aprendi muito. Eu sabia costurar uma coisinha ou outra, apenas em máquina reta, então fiquei com medo da máquina industrial. Mas tirei de letra. Fiz todas as peças e mais um pouco. Indico para todos, não importa a idade”.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário