Negócios

Braskem forma quarta turma de empreendedoras

O programa ‘Empreendedoras Braskem’ acaba de concluir sua 4ª edição e formar mais 48 alunas. A formatura aconteceu, na terça (29), no auditório de uma das unidades industriais da Braskem, em Mauá, e contou com a presença de representantes da Braskem, do Empreende Aí, da Prefeitura do município e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Cláudia Fabris. A ação tem como objetivo capacitar mulheres que sonham em empreender, gerar renda e emprego.

Destinada a mulheres residentes no entorno das operações da empresa em Santo André, Mauá e São Paulo, a iniciativa contribui com a economia regional por meio da parceria com a ‘’Empreende Aí’’, escola de negócios da periferia para periferia que desenvolve a mentalidade e o comportamento empreendedor por meio da metodologia do curso ‘’Despertando o Empreendedor’’. As participantes tiveram aulas sobre autoconhecimento, ideação, público, nicho e mercado, inovação e modelo de negócios, com foco em negócios sociais, vendas, marketing e marketing digital, gestão financeira e pitch.

Por meio do programa, a companhia já formou mais de 100 mulheres no Estado de São Paulo nas edições anteriores, a maior parte delas, empreendedoras que são chefes de família e auxiliam na composição de renda familiar. “A iniciativa foi um grande marco para mim, pois existe uma grande diferença entre o antes e o depois desse curso. Sinto-me mais capacitada, confiante e com maior diretriz para continuar com meu negócio. Sou grata à Braskem e à Empreende Aí”, declarou, Tatiane de Jesus, formanda da 4ª turma do programa.

A edição do ‘Empreendedoras Braskem’ foi ministrada pelas facilitadoras Luana Lima e Suelen Cruz, ambas com experiência prática em empreendedorismo e que, por meio de dinâmicas de trocas e do uso de apostilas, compartilharam suas experiências com as alunas. “Proporcionamos geração de renda, aumento de networking e aumento do sentimento empreendedor que existe em cada uma delas”, afirmou Jennifer Rodrigues, da Empreende Aí.

‘’O projeto permite que a companhia incentive o crescimento e a inclusão de mulheres com o próprio negócio e o empreendedorismo. Todas elas, além de receber conhecimentos técnicos de negócios, são encorajadas a melhorar suas vidas, por meio do potencial de cada uma delas. É uma ação não apenas de empreender, mas de empoderar as mulheres”, explicou Sylvia Tabarin, gerente de Relações Institucionais da Braskem

Ao final do curso, uma avaliação de pitch foi realizada com o intuito de ajudar as participantes a impulsionar seus negócios e colocar em prática os conhecimentos aprendidos durante a capacitação. As três vencedoras receberam troféu de reconhecimento e uma bonificação em dinheiro nos valores de R$ 3 mil para o primeiro lugar, R$ 2 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro. A primeira colocada foi Silvia Barbosa Machado com o projeto Sil Doces Gourmet; o segundo lugar para Suziane Veras com apresentação do trabalho “SUZZI cabeleireira” e em terceiro lugar para Anny Chantres com o projeto AK Presente Criativos.