Negócios

Braskem promove mutirão de voluntariado em Mauá

Funcionários da Braskem se uniram, no sábado (10), para revitalizar espaços comuns e salas de aula da Escola Estadual Maria Josefina Kuhlman Fláquer, em Mauá (SP). A ação faz parte do Programa de Voluntariado da companhia, que busca incentivar a mobilização social em prol do bem comum, maximizando o impacto positivo da operação da empresa na região.

Flávio Chantre (foto), gerente de Relações Institucionais da Braskem, explica que a atuação da companhia é baseada no desenvolvimento sustentável, e o envolvimento com as comunidades locais é parte fundamental desse processo. “Criamos o programa de voluntariado global em 2017, convidando os integrantes a formarem times para atuar em projetos sociais já existentes. O mutirão nasceu esse ano como um desdobramento dessa ação, estimulando o impacto direto na região onde estamos inseridos”, afirma.

Localizada no entorno do Polo Petroquímico do Grande ABC, a Escola Estadual Maria Josefina Kuhlmann Fláquer oferece ensino fundamental II e ensino médio para mais de 600 alunos dos bairros Jardim Sônia Maria e Jardim Silvia Maria. Maria Izabel Ferraz, diretora da instituição, avalia a iniciativa como muito positiva pois viabiliza a melhoria da estrutura da escola. “Acredito que a conscientização sobre o voluntariado coopera para melhorar a relação dos alunos com a escola, mostrando a importância de cuidar do espaço que ocupam. Além disso, a revitalização do ambiente motiva os alunos”, explica.

O mutirão reuniu mais de 50 voluntários e promoveu a pintura de áreas internas e externas e a revitalização da quadra de esportes e dos jardins. Segundo Luiz Pazin, diretor industrial da Braskem, iniciativas como esta são importantes para estreitar os laços com a comunidade. “Nossa operação cumpre com todos os requisitos legais de segurança e meio ambiente, mas nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável vai além. Queremos estar próximos das pessoas, e o envolvimento dos integrantes aqui presentes é prova disso”, diz.

Para Chantre, o bacana do mutirão é que o resultado pode ser visto na hora, ao contrário de outros tipos de projeto que apresentam resultados ao longo de seu desenvolvimento. “Em algumas horas de trabalho, já conseguimos ver as mudanças no ambiente da escola. Isso tem um valor enorme no estímulo do trabalho voluntário. Estamos ansiosos para saber a reação das crianças e adolescentes”, afirma.

A edição 2018 do Programa de Voluntariado Braskem promoveu ações no Brasil, Estados Unidos e México. Com duração de três meses, a iniciativa contou com a participação de mais de dois mil voluntários. Para conhecer as atividades realizadas, acesse www.voluntariosbraskem.com.br.