
Fusca, produzido entre 1951 e 1953
Em janeiro de 1946 a Chrysler informou a construção de uma linha de montagem para os seus produtos, através da Cia. Distribuidora Geral Brasmotor, dirigida pelo boliviano Hugo Miguel Etchenique.
Ela ficava em São Bernardo, no final da Rua Marechal Deodoro, próximo da recém-inaugurada Via Anchieta. Era o início da montagem dos caminhões Dodge, Fargo e De Soto. Estes eram importados desmontados e aqui recebiam a inclusão de vários componentes brasileiros. As carrocerias eram de madeira e saíam 25 veículos por dia. Em agosto de 1948, a linha de montagem, agora mecanizada, pôde montar automóveis das marcas Dodge, Plymouth e Chrysler.
Em 1949, a Chrysler foi autorizada pela Volkswagen alemã a produzir a marca fora dos Estados Unidos. A Brasmotor, em 1951, montou seis Fuscas, em São Bernardo. Até 1953 foram produzidos 1.274. Então, a Volks decidiu instalar uma fábrica em São Bernardo. Era o começo da indústria automobilística brasileira e a importação de veículos semimontados foi suspensa. Em 1957, a Brasmotor encerrou sua linha de montagem de caminhões e carros, partindo para o setor de eletrodomésticos.
Hugo Etchenique, fundador da Brasmotor, faleceu em 21 de julho de 2014 e é o nome do viaduto que liga a Av. José Fornari com a Av. Brigadeiro Faria Lima, no bairro Ferrazópolis.
Tércio A. Nelli – integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)

Adicione um comentário