Vitrine

Brazil Jewelry Week da América Latina começa na quinta (18)

A 3ª edição do Brazil Jewelry Week acontece entre, quinta (18) e quinta (25) de novembro, sob o tema “Os Corpos Híbridos, Mestiços e Latinos”. Em formato on-line o evento dedicado a joalheria contemporânea reunirá artistas joalheiros de toda América Latina, além de proporcionar uma semana intensa de palestras e performances.

O evento debate sobre corpos dos artistas joalheiros que criam e recriam outros corpos, outra estética. Corpo jóia potencialidade expressiva. A Brazil Jewelry Week apresenta o sentido presente na forma, o sintoma encapsulado na matéria, escavando as origens, criticando a história, questionando o discurso e reescrevendo o enredo em forma de adornos, joias contemporâneas.

Esta edição recebe 44 artistas joalheiros de vários países da América Latinas, como Brasil (23), Argentina (9), Chile (1) e Colômbia (2). Da América Central do Mexico (3) e Costa Rica (1), além de representantes da Espanha (1), Moçambique (1) e Korea do Sul (1).

Durante a semana do evento, será lançada uma plataforma permanente de exposição dos joalheiros selecionados, que terão até 2022 suas coleções e obras exibidas. Todo evento, as ações e coleções podem ser acessadas pelo site oficial do evento.

Para Chrissie Barban, joalheira e criadora do BJW: “O evento aproxima talentos criativos da joalheria contemporânea, lado a lado, derrubando fronteiras. Acreditamos na potencialidade do coletivo para expandir a joia de arte latina. Identidades múltiplas e singulares. Nesta terceira edição diferentes corpos – Os híbridos, mestiços e latinos – unidos para fortalecer a todos e tornar visível o trabalho sensível e intelectual de cada um. Reverenciamos a joia arte na sua profusão”

A terceira edição BJW-2021 – espaço aberto para manifestações artísticas no campo da Joalheria Contemporânea com olhar atento nas diferentes visões sobre o imaginário colonial da cultura latino-americana. Expressões que refletem a cultura latina em forma de arte vestível e colecionáveis.

O evento apresentará ao público, aos colecionadores e apaixonados por joia arte, um universo de talentos criativos empenhados em produzir o melhor da joalheria contemporânea. Brazil Jewelry Week, se concretiza dentro de um contexto histórico, social e artístico, com liberdade de expressão, comunhão criativa e participação ativa dentro de um circuito internacional de alcance global.

Na equipe de curadores desta terceira edição, há o joalheiro Jorge Manilla (México), professor da área temática de metais e joias artísticas na National Academy of Arts em Oslo, Noruega; Titi Berrio (Colômbia), mestre em Artes Plásticas da Universidade Nacional da Colômbia com formação em produção e design de joias e Renato Araújo (Brasil), especialista em arte africana, formado em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).

“Acredito que as construções das joias arte serão o reflexo da nossa diversidade atual – verdadeira amostra da importância da cultura indígena e da miscigenação dos povos. Vamos recuperar aquela velha autoestima perdida, submetida e negada. Vamos mostrar nossos processos criativos, nossos pontos de vista críticos, nossas materializações artísticas. Que nossos tesouros culturais, antes negados e esquecidos, sejam agora orgulho dos artistas joalheiros da América Latina”, diz o joalheiro Jorge Manilla.