Negócios

Câmara Espanhola homenageia Grupos Paraguas e Rubaiyat

A Câmara Espanhola de Comércio no Brasil homenageou, na noite de terça (31), em São Paulo, os sócios do Grupo Paraguas, Sandro Silva e Marta Seco, e os sócios do Grupo Rubaiyat, Belarmino Iglesias Filho e Ana Lúcia Iglesias (foto), na edição 2017 de seu tradicional Jantar de Gala.

“Este ano estamos homenageando dois grandes grupos do ramo gastronômico que se destacaram como empreendedores de sucesso na Espanha e no Brasil. É uma grande satisfação receber personalidades que contribuem para o avanço do empreendedorismo e para a consolidação das relações entre ambos países “, afirmou Sérgio Rial, presidente da Câmara Espanhola e do Santander Brasil. O jantar reuniu, na Casa Charlô, em São Paulo, mais de 400 pessoas, entre autoridades e executivos de algumas das cerca de 300 empresas associadas à Câmara.

Eleito diversas vezes como a melhor carne de São Paulo, inclusive em 2017, e reconhecido também por sua carta de vinhos, o Grupo Rubaiyat, que completou seu 60º aniversário neste ano, possui três tradicionais casas na cidade além de unidades no Chile, México, Espanha e o argentino Cabaña Las Lilas. Já o Grupo Paraguas, que iniciou suas atividades em Madri no ano de 2004, hoje é referência da cozinha asturiana e de mercado da capital com os restaurantes El Paraguas, Ten con Ten, Ultramarinos Quintín, Amazónico, The Jungle Jazz Club e o mais recente italiano Numa Pompilio.

Para marcar a celebração voltada ao empreendedorismo na área da gastronomia, a AIBG – Academia Ibero-Americana de Gastronomia, responsável pelo Gastro Marca España, realizou no jantar de gala o lançamento do projeto “São Paulo: Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica 2018”. A iniciativa apoiada pela Câmara Espanhola e alinhada à proposta do evento, busca promover a cultura, o turismo e toda a cadeia produtiva da gastronomia das regiões escolhidas, econômica e socialmente, em âmbito nacional e internacional, sendo São Paulo a escolhida para 2018.

Carolina Carvalho, diretora-executiva da Câmara, afirmou que além do compromisso da entidade em seguir trabalhando em benefício dos interesses das empresas associadas, a Câmara vem reforçando os laços entre Brasil e Espanha, não só no âmbito empresarial, mas também ressaltando setores que evidenciam a força desta relação entre os dois países, como a gastronomia e a cultura. Ano passado, foram homenageados no Jantar de Gala o presidente da Fundação Telefônica, César Alierta, e a escritora Nélida Piñón pela contribuição no desenvolvimento das relações e cultura hispano-brasileira.

A Câmara Espanhola é composta por empresas de setores diversos, como energia, infraestrutura, telecomunicações, alimentos, seguros, financeiro, segurança, construção, tecnologia, siderurgia, turismo, entre outros. Juntas, as associadas tornam a instituição forte e uma fonte primordial de referência nas relações bilaterais hispano-brasileiras.

O Jantar de Gala da Câmara Espanhola deste ano foi patrocinado por: Santander Brasil, Telefônica, Mapfre, Neoenergia, Arteris, Everis, Gas Natural Fenosa, Iberia, Meliã Hotels International, Prosegur Brasil e Tel Telecom. Os apoiadores foram a seguradora Howden Harmonia e as companhias do setor de bebidas: Codorníu, Estrella Galicia, Rioja Bordón e Santo Grau.