Uma Organização Não Governamental (ONG) foi formada na Vila de Paranapiacaba. Lançada oficialmente no dia 25 de setembro deste ano, a organização faz parte da Associação Caminhos do Cambuci. São 22 membros que atuam na defesa dos direitos sociais e na promoção do bem estar e qualidade de vida da comunidade local.
A ONG está devidamente regulamentada e já possui até uma sede, localizada na avenida Manoel Ferraz de Campos Salles, 552. O imóvel está em funcionamento, distribuindo alimentação às pessoas em situação de vulnerabilidade em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama de Santo André, Jéssica Roberta, e com apoio irrestrito do prefeito Gilvan Ferreira.
A empresa com razão social de Associação Caminhos do Cambuci opera com o CNPJ 43.605.689/0001-90 desde 2 de setembro de 2021. Recentemente recebeu a certificação do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, como Ponto de Cultura, de acordo com as normas da Política Nacional Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014), o que dá direito a acessos da rede Cultura Viva no Brasil.
A presidente atual é Vanessa Sales, tendo como o vice-presidente, Carlos Eduardo de Faria. A diretoria é composta por outros cinco membros: Ivanio Carvalho, Alzira Pelegrini, Diurley Medeiros, Joacir Maginni e Romario Magalhães.
Na charmosa vila de estilo inglês em plena região metropolitana de São Paulo, a entidade atua na comercialização do cambuci (Campomanesia phaea) nas mais diversas produções alimentícias artesanais, concentradas no Antigo Mercado (Avenida Campos Salles, 462).
A fruta da árvore nativa da Mata Atlântica domina toda a região da Serra do Mar, onde está sediada Paranapiacaba. A espécie esteve em risco de extinção por causa da exploração da madeira, de excelente qualidade para a fabricação de utensílios básicos e ferramentas. A frutinha de cor verde de baga lisa e achatada possui uma polpa carnosa adocicada e ácida. A descoberta do uso do cambuci na produção de geleias, sorvetes, bebidas alcoólicas, sucos, mousses, bolos, tortas e salgados abriu um novo leque no mercado econômico. Hoje, além de gerar trabalho e renda para os moradores, é também um patrimônio da cidade que simboliza a história da Vila.
As propriedades da fruta também são valiosas. Embora pouco conhecida no Brasil, possui alta quantidade de Vitamina C, é antioxidante, rica em fibras, auxilia nos sistemas imunológico e digestivo, e ajuda no controle de colesterol. Pesquisas revelam que os componentes fenólicos (combatem radicais livres do corpo) são capazes de frear complicações metabólicas associadas à obesidade.
Depois de quase um mês da fundação, a ONG ainda aprimora uma agenda de atividades. A princípio vai atuar somente em Paranapiacaba, podendo crescer para outras localizações da região. O projeto iniciou, como dito anteriormente, na preparação de refeições para uma grupo de famílias carentes. Os pratos servidos contam com o auxílio de uma nutricionista na elaboração do cardápio. Os alimentos para a produção são fornecidos pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), que passa por processo de reestruturação.
Quem quiser colaborar pode entrar em contato nos endereços acima. Essa é mais uma importante iniciativa para a população de Paranapiacaba.














Adicione um comentário