
Fundado e administrado por rotarianos há 53 anos, o Camp São Bernardo é referência no amparo à jovens em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o Camp possui mais de 1,1 mil jovens aprendizes empregados em 220 empresas da cidade e na Câmara de São Bernardo.
À frente da instituição está João Mencarelli, rotariano há 16 anos e membro da diretoria da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo (Acisbec) há mais de 15 anos. João assumiu a presidência do Camp no início de janeiro, para o mandato 2025-2026.
Em pouco mais de sete meses no cargo, João Mencarelli já colhe bons resultados frutos de muito trabalho e dedicação e ao Camp e aos jovens. Foi feita uma reestruturação administrativa, com divisão de equipes de gestão financeira, social, administrativa e comunicação, marketing. “Fizemos uma reestruturação administrativa para ter maior incentivo na captação de alunos para o colégio e parcerias com as empresas da região, visando a colocação dos jovens aprendizes no mercado”, afirma o presidente.
Outra ação de destaque do atual mandato, foi a reativação da padaria. Instalado no local, o equipamento estava desativado desde 2012. “Servimos cerca de 800 almoços por dia, precisamos de mais de mil pães por dia. Antes, comprávamos pães fora. Com a reativação da padaria, produzimos tudo no Camp, sem a necessidade de comprar de fora, já temos dois fornos, contratamos padeiros, fabricamos mais de mil pães por dia, bolos, carolinas, tudo é feito aqui”, revela João.
A padaria também serve todos os eventos que acontecem no Camp. “Com isso, nosso custo caiu e agora começamos a ter um caixa para promover eventos como Festa Junina, a Festa Cultural, sem usar dinheiro da instituição”, afirma o presidente.
Mencarelli comenta que uma das prioridades de sua gestão é a integração dos quatro Rotary Clubes da cidade, onde todos fazem parte da diretoria. “Temos prezado pela integração dos quatro clubes da cidade. Estamos dando oportunidade para todos os clubes fazerem parte da gestão, como está no estatuto. Na festa junina deste ano, foi a primeira vez que tivemos espaço para barracas dos quatro clubes”, diz.
Recentemente, o Camp recebeu doação, através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, de R$ 1,4 milhão para instalação das placas de energia solar. O parlamentar também doou o um gerador de energia e um veículo tipo van.
A entidade é mantida pelas parcerias com iniciativas privadas e com o poder público que empregam os jovens aprendizes e também pelo Colégio Camp, fundado há 10 anos e que oferece turmas de Ensino Fundamental e Médio. A atual gestão tem trabalhado para melhorar o ticket médio do colégio, que possui 670 alunos matriculados.
O Camp também atende jovens de 7 a 14 anos no Núcleo Santa Cruz e Parque Los Angeles, em São Bernardo. “Preparamos mais de 140 crianças e quando elas chegam aos 14 anos, já têm vaga garantida no Camp”, revela João.
Projetos futuros
Entre os projetos futuros, o presidente do Camp comenta que a instituição irá criar uma horta comunitária, que irá funcionar em terreno doado pela Santa Casa. Depois de pronta, a horta deverá abastecer o refeitório do Camp.
Outro projeto é a retomada do Camp em Ribeirão Pires. “Muitas empresas da cidade estão precisando de jovens aprendizes. Estamos alinhados, devemos retomar o Camp em Ribeirão em breve”, finaliza Mencarelli.
Adicione um comentário