Dom Pedro Opinião

Campanha da Fraternidade

Amigos, a Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Igreja Católica realizada anualmente, sempre no período da Quaresma.

Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. Nesse ano, a campanha da Fraternidade tem o tema: “FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE” e o lema: “EU VIM PARA SERVIR”(cf.Mc10,45), que buscará recordar a vocação e missão de todo cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

O texto base da Campanha da Fraternidade de 2015 está organizado em 4 partes, aprofundando a relação da Igreja e Sociedade à luz da palavra de Deus, à luz do magistério da Igreja e à luz da doutrina social. Temos nesse texto base o debate de uma visão social a partir do serviço, diálogo e cooperação entre Igreja e sociedade, além de refletir sobre “Dignidade humana, bem comum e justiça social.

Sou um árduo defensor dessa importante e necessária integração entre a Igreja e as realidades vivenciadas pela sociedade. Nesse sentido, o Papa João XXIII, visionário, além de seu tempo e inovador, logo identificou a necessidade de aproximar a Igreja com seus fiéis e permitir com que a Sagrada Missa fosse celebrada na língua nacional de cada uma das nações onde seja celebrada, o que muito contribuiu para hoje termos uma Igreja mais próxima das inúmeras realidades que vivenciam seus fiéis nos 5 continentes.

Com o tema Fraternidade: Igreja e Sociedade, mesmo não sendo sacerdote ou diácono, tomo a liberdade de interpretar uma mensagem que julgo extremamente indicada para esse contexto: a importância em fazermos o bem, praticarmos a fraternidade por meio da solidariedade, extendamos a mão para nossos próximos, que são nossos irmãos e porque não dizermos , até praticarmos o voluntariado em obras assistências!

Qual o significado da palavra “oração”? Essa palavra é a união de outras duas palavras: “Orar” e “Ação”.

Ao orarmos, elevamos nossa alma a Deus e nos fortalecemos espiritualmente , quando então estaremos aptos a iniciarmos a “ação”, promovendo o bemaos nossos irmãos!

Desejo aprofundar-me nesse assunto em outras oportunidades.

Fiquem todos na paz de Deus!