Saúde

Campanha de Multivacinação em SP vai até 31 de outubro em SP

Ação tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos

A campanha de multivacinação em São Paulo do Governo do Estado segue até o dia 31 de outubro e tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação busca ampliar o acesso à vacinação, aumentar a cobertura vacinal e reduzir o risco de doenças imunopreveníveis em todo o Estado.

“Serão ofertadas todas as vacinas que fazem parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente”, explica Lígia Nerger, diretora de Imunização da Secretaria de Saúde.

Entre os imunizantes disponíveis estão as vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola, a HPV e a dengue, voltadas especialmente ao público adolescente. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde da rede estadual e municipal.

Vacinação contra febre amarela e sarampo

Além da multivacinação, o Governo de São Paulo também realiza uma intensificação da vacinação contra a febre amarela, devido à ocorrência de casos e óbitos na região de Campinas e em outras áreas do Estado.

Há ainda um reforço na vacinação contra o sarampo, motivado pelo aumento de registros em países como Canadá, Estados Unidos, México, Argentina e Bolívia. O Brasil recebeu o certificado de eliminação do sarampo em 2024, e o objetivo é evitar a reintrodução da doença no território nacional.

Também está em andamento o resgate de adolescentes de 15 a 19 anos n]ao vacinados contra o HPV, para garantir a imunização de quem perdeu a oportunidade de receber a dose na idade recomendada.

Portal “Vacina 100 Dúvidas” orienta sobre imunização

Quem tiver dúvidas sobre vacinas pode acessar o portal Vacina Sem Dúvidas, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo. A plataforma reúne informações sobre todas as vacinas do calendário, as idades indicadas, contraindicações e orientações confiáveis para reduzir a hesitação vacinal.

“O portal foi criado a partir das principais perguntas feitas pelas pessoas na internet. Ele ajuda a esclarecer dúvidas sobre vacinas de crianças, adolescentes, adultos e idosos”, explica a diretora de Imunização.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário