A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo, apoia a realização do evento Campeonato Rally Clássicos de São Paulo, em sua segunda etapa. O evento terá largada na Praça Ramos de Azevedo, no Triângulo Histórico, neste sábado (30) de abril, às 8h21, e a chegada se dará na cidade de Espírito Santo do Pinhal. A SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos, é responsável pela produção e infraestrutura do evento.
“O Triângulo SP é um recorte especial do Centro Histórico paulistano, onde se situam um dos principais prédios históricos da cidade, entre eles o Mosteiro de São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco. Todos próximos ao Theatro Municipal, em frente ao local da largada do Rally. O Triângulo é o berço das tradições paulistanas, tendo conquistado seu lugar no coração não só da população, como também de seus inúmeros visitantes”, explica o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho.
Triângulo SP
A prova de rally reunirá mais de cem carros antigos e colecionáveis, num trajeto de cerca de 230 km, até a chegada no município de Espírito Santo do Pinhal. O percurso é totalmente disputado em asfalto, por estradas charmosas da Serra da Mantiqueira e tem supervisão da Fasp – Federação de Automobilismo de São Paulo.
“O Rally Clássicos de São Paulo busca valorizar o Centro Histórico da cidade de São Paulo e, graças ao apoio e parceria da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, conseguimos trazer a alegria do rally e a beleza dos carros clássicos para essa arquitetura fantástica do nosso Centro Histórico” comentou Pedro Candido, organizador do evento.
Segundo a organização da competição, o rally não exige experiência, tampouco conhecimento sobre o assunto; basta um piloto e um navegador com um carro antigo com mais de 30 anos ou um colecionável, se o ano de fabricação for posterior a 1992. Muitos dos participantes são casais ou pais e filhos que aproveitam a oportunidade para colocar o xodó da garagem na estrada, num clima de competição amigável. Para ser piloto, basta ser motorista habilitado; para ser navegador, é preciso ter a idade mínima de 12 anos. Durante a prova, todas as leis de trânsito devem ser respeitadas.