ARY SILVEIRA BUENO

Capacitação Digital e Gratuita

Pessoa ao Centro – Há meio século, desconfortável com a dificuldade de acesso a bibliotecas e bons livros para pesquisa, investi na compra da famosa enciclopédia Barsa, com o livro de atualização anual.
As transformações nestas 5 décadas, incluindo nela a revolução cultural provocada pela internet e mídias sociais são imensas e com elas a educação e a capacitação estão facilitadas e democratizadas.
Movimento Brasil Digital para Todos – BDT – O BDT instância superior do Movimento, conta com o SiNEco – Sistema Nacional de Ecossistemas e ele com os EcoSis – Ecossistemas Regionais, atualmente instalados em SP, MG, RJ e SC, em breve no Paraná.
O Propósito do SiNEco é o de promover a sinergia entre os EcoSis Regionais e a partir deles, para todos os Ecossistemas de Transformação Digital, Inovação e de Empreendedorismo Inovador pelo Brasil. É com base no Propósito do SiNEco, que escrevo esse conteúdo para efetiva contribuição às Pessoas e Organizações das 4 hélices: academias, empresas, governos e organizações da sociedade.
Contribuições às Pessoas e Organizações, Para Capacitação Imediata e Gratuita – As contribuições veem dos EcoSis Regionais de atores que os integram, disponibilizando ótimas soluções – suas Experiências de Sucesso.
Experiências de Sucesso de
Atores dos ECOSIS de BDT –
ABC Paulista: O Parque Tecnológico de Santo André tem o programa Capacita TECH, com o objetivo de facilitar o acesso à cursos e programas de qualificação na área de TIC, em sua grande parte gratuitos e conta com mais de 10 mil cursos e quase 150 instituições, para fomentar a promoção da transformação digital e inovação.
Sorocaba e Região: O Parque Tecnológico de Sorocaba – PTS tem o Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 – CET4.0. É uma plataforma digital gratuita, que desenvolve a empresa para alcançar a maturidade em tecnologia avançada. O CET 4.0 com a sua plataforma é guia na implementação de Tecnologias 4.0. Atividades oferecidas: teste de maturidade tecnológica, linhas de financiamento, indicadores e um ambiente de inovação aberta, onde se pode compartilhar desafios e soluções mercadológicas.
Vale do Paraíba: “O Projeto tem a plataforma Workover como a base tecnológica para a realização dos cursos e oferece uma série de trilhas de formação, cursos e conteúdos gratuitos voltados tanto àqueles que pretendem ingressar no mercado de trabalho, quanto quem está em busca de uma recolocação”.
RJ – Instância Estadual: “Programa de qualificação nas áreas de Desenvolvimento de Software e Infraestrutura de Redes, ágil e imersivo, conceitual-prático, gratuito e de alto impacto socioeconômico na Região Serrana do Estado do RJ, operado pelo Serratec, em parceria com a Firjan/SENAI, Sinditec e outros”.
ABES Associação Brasileira das Empresas de Software: As trilhas de conhecimento oferecem qualificado conteúdo em vídeos para colaborar com o processo de aprendizado contínuo e o desenvolvimento de novas competências.
Brasil Digital para Todos: Promove a capacitação e o empoderamento das Pessoas, para atuarem em projetos de Inovação e Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócios.
Escola Nacional de Administração Pública: Criada em 1986, é uma escola de governo que tem como principais atribuições a formação e o desenvolvimento permanente dos servidores públicos, em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP).
Geração Nem Estuda Nem
Trabalha – Nem-Nem
Divulgação recente do PNAD / IBGE, confirma a triste realidade: “Dos 49 milhões de brasileiros na faixa dos 15 aos 29 anos em todo o País, 20% não estudam nem trabalham –percentual um pouco menor do que o de 2019, que era 22,4%, mas, ainda assim, considerado muito alto”.
Lei 14.533 E O GT2 – EBECD – Estratégia Brasileira Para A Educação E Capacitação Digital
A Lei 14.533/2023, oriunda do PL 4513/2020, que instituiu a Política Nacional de Educação Digital poderá ser importante instrumento para ao menos minimizar em boa escala a realidade acima.
O BDT, por meio da EBECD colabora para que a Lei 14.533 seja parte da grande mudança que o Brasil precisa e exige.
Finalizando
Não seria mais tanto exagero afirmar que, somente quem não quer, é que não estuda, não aprende, não compartilha, não se aperfeiçoa e não pratica lifelong learning, isto é, não faz educação continuada; ela que é exigida do Profissional Contábil, contador e auditor.
Pelo BDT convidamos você a vir para o movimento, a fazer uso desses valiosos recursos de capacitação e a compartilhá-los com as suas conexões, que precisam ser empreendedoras e multiplicadoras, para uma maior e melhor gestão do conhecimento, em prol das Pessoas e das Organizações.