
Neste sábado e domingo (28 e 29) de junho, o programa Caravana da Saúde da Prefeitura de São Bernardo, começa a entrega de próteses dentárias para mais de 8 mil pacientes que foram convocados para avaliação e moldagem.
O processo de avaliação dos pacientes teve início em março, com a convocação dos moradores para identificar quais eram as necessidades, quem ainda precisava das próteses, uma vez que a fila contava com munícipes que esperavam há mais de cinco anos. “A saúde bucal tem grande impacto na vida do indivíduo. Sem a dentição completa, a pessoa não se alimenta adequadamente, tem limitações de socialização, sofre um impacto negativo na autoestima. Então, essa ação é um verdadeiro resgate da cidadania e da dignidade das pessoas”, destacou o secretário de Saúde de São Bernardo, Jean Gorinchteyn.
Neste final de semana serão entregues cerca de 200 próteses. Outras centenas de pacientes têm consultas agendadas para moldar suas próteses e também recebê-las em breve, num total de 1.060 atendimentos agendados.
“Temos nos dedicado muito no atendimento desses pacientes, com mutirões aos finais de semana, e é uma grande alegria começar a entregar as próteses porque sabemos o impacto positivo que será na vida de cada um desses munícipes”, afirmou a diretora de Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Débora Cristina Tochetti Perin Durante.
A ação é coordenada pela Divisão de Saúde Bucal, em parceria com os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O trabalho está sendo realizado para garantir que a população tenha acesso ao direito fundamental à saúde bucal, sob coordenação também da diretora de Odontologia Especializada, Mariana Mattos, e da Diretora de Odontologia Básica, Samira Balbo.
MAIS CARAVANA – São Bernardo realiza mais um mutirão de atendimentos de consultas e exames neste final de semana. Estão agendados 8.876 procedimentos, incluindo cirurgias de catarata, atendimentos de acupuntura, fisioterapia ortopédica crônica, raio-x em nove UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), além dos 1.060 atendimentos odontológicos, entre outros. Dos 94.902 atendimentos que aguardavam na fila em 1º de janeiro, quando o prefeito Marcelo Lima assumiu o mandato, 96% já haviam sido solucionados até o dia 18 de junho.
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