
A soprano brasileira Carla Cottini, que vive em Berlim, veio especialmente ao Brasil, para se apresentar como Gilda na รณpera italiana: Rigoletto, de Giuseppe Verdi, que estava em cartaz durante o mรชs de julho, no Theatro Municipal de Sรฃo Paulo. Na quarta (31) de julho, dia da รบltima apresentaรงรฃo de Carla, a soprano concedeu uma entrevista exclusiva ร Folha do ABC e contou um pouco sobre sua experiรชncia e o prรณximo trabalho no Brasil. Confira.
ย
Folha do ABC- Carla, vocรช voltou ao Brasil, especialmente para participar da รณpera Rigoletto, como Gilda. Poderia nos contar como foi essa experiรชncia? E qual a sua expectativa para as รบltimas apresentaรงรตes em Ilha Bela e Porto Alegre?
Carla Cottini- Minha experiรชncia como Gilda tem sido inenarrรกvel. Ao mesmo tempo que muito desafiadora, por conta da dificuldade do repertรณrio em si, รฉ o meu sonho! Estou me preparando para este momento hรก anos! Houve dias difรญceis, nรฃo nego. Dias de autoquestionamento, de medo, de bloqueios, dias de investimento. Mas eu sempre digo que esse รฉ o nosso trabalho: vencer a si mesmo, atravessar os bloqueios do prรณprio ego. Brinco que, para cantar, nem cobraria. Amo tanto o momento em que estou cantando, que digo que recebo meu cachรช em troca de muito trabalho constante e diรกrio que permite aquele momento รบnico e irrepetรญvel de cada apresentaรงรฃo. A Gilda estรก me ensinando a encontrar o caminho do meio entre controle e entrega. ร lindo. Cada dia acontece de um jeito.
Meu concerto de antologia operรญstica de Monteverdi a Mozart no final de semana รฉ outro sonho. Pareรงo ultrarromรขntica falando, nรฉ? Mas รฉ verdade: estou realizando dois imensos sonhos em uma รบnica semana! Ana Schwedhelm รฉ minha melhor amiga, minha mestra, minha colega e minha aluna ao mesmo tempo. Lutamos juntas pela mรบsica e pela arte desde que nos conhecemos em Valรชncia. Agora ambas vivemos em Berlim e acompanhamos o crescimento uma da outra. O Fernando Cordella รฉ um gรชnio da mรบsica. Este concerto รฉ, de fato, sucesso garantido, ainda mais na Ilhabela, em Vermelhos, um dos palcos mais mรกgicos do nosso Brasil.ย Euridice, em Porto Alegre, serรก outra estreia para mim: um repertรณrio completamente diferente do que estou fazendo no Teatro Municipal de Sรฃo Paulo. Vai ser um salto de sรฉculos no repertรณrio.
ย
Folha do ABC- Quando voltar para a Alemanha, quais serรฃo seus prรณximos trabalhos e como รฉ a sua rotina como soprano? Hรก planos de voltar ao Paรญs ainda neste ano ou no prรณximo para alguma apresentaรงรฃo?
Carla Cottini- Volto para a Alemanha entre o concerto de Ilhabela e a Euridice de Porto Alegre. Tenho uma semana, mas quero estar em casa, sozinha, imersa. O meu processo de criaรงรฃo รฉ bem solitรกrio. Existem algumas pessoas com as quais conto durante este processo: os professores de canto, os repertoristas e meus colegas mais prรณximos, com os quais troco muito. Depois da Euridice, no finalzinho de agosto, dou uma masterclass em Sรฃo Paulo e volto para Berlim. Vou voltar pro curso de alemรฃo e comeรงar a preparar meus papรฉis do ano que vem. Dia 27 de outubro tenho um recital com Ricardo Ballestero no SESC de Santo Andrรฉ. Volto especialmente para isso. Mais do que especialmente, porque fazer mรบsica com Ricardo รฉ luxo. Minha agenda sempre se atualiza e estรก disponรญvel no meu site! Bem-vindos!













