Política

Carla Morando questiona Anatel sobre cobertura de sinal e excesso de fiação nos postes

Marcelo Augusto Scacabarozi e Carla Morando

Carla Morando, deputada estadual e presidente da CPI das Empresas de Telecomunicações, que investiga os serviços prestados por empresas de telecomunicações que atuam no Estado de São Paulo, na Alesp, questionou, o gerente Regional da Anatel- SP, Marcelo Augusto Scacabarozi, e o assessor Técnico da Anatel-SP, José Umberto Sverzut, sobre a fiscalização referente ao excesso de fiação nos postes e ausência de cobertura na região do Riacho Grande, em São Bernardo, Rodoanel Mário Covas e estradas paulistas.

A cobrança de medidas e esclarecimentos sobre falta de sinal nessas regiões também foi feita nas oitivas de representantes da Vivo, Tim, Claro e Procon-SP. “Precisamos de uma solução, pois as pessoas nessa região e na parte do Rodoanel e estradas do Estado de São Paulo não conseguem fazer nenhum contato porque não existe sinal”, alertou Carla.

A reunião teve ainda oitiva do presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Eduardo de Vasconcellos Correia Annunciato, o Chicão. O convidado respondeu perguntas da deputada referentes a linha de atuação da CPI para investigação sobre a ocupação irregular da rede aérea pela fiação das empresas de telefone, internet e TV por assinatura que, muitas vezes, não estão sendo mais utilizados, acabam caindo e provocando acidentes.

O uso de postes de luz para serviços de telecomunicações é regulamentado por resolução conjunta da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Pelas normas vigentes, cada poste deveria comportar, no máximo, cinco instalações ao mesmo tempo, mas, na prática, a infraestrutura é ocupada também por fiações irregulares, questão que foi enfatizada pela presidente da Comissão.

Site da CPI para denúncias

Está no ar o site da CPI das Empresas de Telecomunicações (https://cpitelecomunicacoes.com.br) para o consumidor fazer denúncias sobre a má prestação de serviços das operadoras. “O consumidor pode contribuir de forma simples e rápida, basta acessar o site, clicar no formulário para preencher o questionário e relatar os problemas que enfrentou com os serviços das operadoras de Telefonia Celular, Internet, Streaming ou TV a Cabo”, disse a presidente.

Prorrogação

Em reunião presidida pela deputada, em outubro, foi aprovada a prorrogação do prazo de funcionamento da CPI criada para investigar a prestação de serviços de telefonia – fixa e móvel – internet, TV por assinatura e streaming por mais 60 dias. A medida é necessária diante da quantidade de convidados que ainda serão ouvidos pela comissão.

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os serviços prestados por empresas de telecomunicações que atuam no estado de São Paulo tem três sub-relatorias, que contribuirão para dar agilidade e transparência na elaboração do relatório final: Sub-relatoria da investigação das Relações de Consumo, Sub-relatoria da investigação dos serviços de Streaming e Sub-relatoria da investigação dos serviços de Infraestrutura.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário