Cidades

“Carro da Vacina” percorre bairros de Diadema

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema divulga a programação do Carro da Vacina nos bairros para esta semana. Serão três dias (25, 26 e 27 de outubro) em que o veículo ficará estacionado, das 9h às 13h, para aplicação dos imunizantes da Campanha de Multivacinação e covid-19.

O veículo possui toda a estrutura para armazenamento, manipulação e aplicação das doses. Para isso, precisa ser higienizado diariamente, antes e depois de cada ação. “A equipe da Saúde possui todo o cuidado, zelo e técnica para que as vacinas estejam em condições ideais para aplicação, sendo realmente mais uma opção – além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) – para que a população possa se imunizar e estar protegida contra as doenças imunopreveníveis”, ressalta a coordenadora da Vigilância à Saúde, Cristina Marins.

Na quarta (25), o carro estará no encontro das ruas Alberto Jafet e Getúlio Vargas, em frente à E.E. General José Artigas, na Vila Nogueira. Já no dia 26 de outubro, é a vez do Eldorado receber o Carro da Vacina na Rua Bituva, próximo à EMEB Profa. Hercília Alves da Silva. Na sexta-feira (27), a vacinação acontece no encontro das avenidas Luiz Carlos Prestes e Brasília, perto do Restaurante Popular do Campanário.

 

Quem pode se vacinar

As vacinas da Campanha de Multivacinação disponíveis são: BCG, DTP, dTpa, difteria e tétano, febre amarela, hepatite A, hepatite B, HPV quadrivalente, meningocócica ACWY, meningocócica C conjungada, pentavalente rotavírus, pneumocócica 10V, tetra viral (SCR e varicela), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), varicela, VIP e VOPb. A campanha é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, ou seja, 14 anos, 11 meses e 29 dias. Para ser atendido, é preciso levar caderneta de vacinação e documento de identidade com foto.

Já o imunizante contra covid-19 pode ser aplicado a partir de seis meses de idade e é preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de vacina, no caso de segunda dose ou reforço.

 

Ação pioneira

As ações do Carro da Vacina tiveram início no último sábado (21/10), na região central da cidade. “Este é um trabalho de equipe, desde a ideia do carro até a concretização da ação aqui na Praça. Além de vacinar, os profissionais também orientam os moradores sobre saúde, promoção e prevenção. É muito importante esse diálogo com a comunidade.  Bora Vacinar!”, convidou o secretário de Saúde, José Antônio da Silva. Durante a manhã, foram aplicadas 62 doses de imunizantes.

O prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, acompanhou a ação. “Estamos buscando aperfeiçoar as ações da nossa secretaria de Saúde. Este é um ato em favor da ciência e da saúde. O mundo inteiro viveu a pandemia e, nos últimos anos tivemos, em Diadema e em todo o país, baixas na cobertura vacinal de crianças e idosos. A Saúde está no caminho do que é essencial: a prevenção”, afirmou.

“Vai ser mais um instrumento para vacinar as pessoas”, ressaltou Filippi. Além da vacinação de rotina nas UBSs, outras iniciativas adotadas para aumentar a cobertura vacinal são realização de Dias D de mobilização, vacinação em empresas e eventos, além da informação e sensibilização da população por meio das redes sociais e site da Prefeitura.

O principal objetivo do Carro da Vacina é disponibilizar as vacinas em locais distantes das Unidades Básicas de Saúde ou com grande concentração de pessoas, a exemplo dos núcleos habitacionais, facilitando o acesso da população à imunização. Além do carro da vacina, a cidade conta com postos em todas as UBSs de Diadema. Confira os endereços em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/

 

Serviço:

Carro da Vacina

25 de outubro de 2023, quarta-feira, das 9h às 13h

Encontro entre as ruas Alberto Jafet e Getúlio Vargas, em frente à E.E. General José Artigas – Vila Nogueira.

 

26 de outubro de 2023, quinta-feira, das 9h às 13h

Rua Bituva, próximo à EMEB Profa. Hercília Alves da Silva – Eldorado.

 

27 de outubro de 2023, sexta-feira, das 9h às 13h

Encontro das avenidas Luiz Carlos Prestes e Brasília, próximo ao Restaurante Popular do Campanário.

 

Foto: Matheus Fernandes