Negócios

Cartão de crédito é o preferido para gastos com comida e transportes

Nos últimos doze meses, valor em transações cresceu 23,7% na categoria transporte e 9,6% em supermercados (Foto: Ag.Br)

O brasileiro usa mais o cartão de crédito para gastos com alimentação e transporte. Nos últimos doze meses, o valor em transações cresceu 23,7% na categoria transporte e 9,6% em supermercados, comparando o período acumulado até setembro de 2024 versus acumulado até setembro de 2025.

   O levantamento é do banco BV. Segundo a instituição financeira, o avanço foi impulsionado principalmente pelo aumento do ticket médio e não pela quantidade de transações, sinal de que os preços mais altos continuam pressionando o orçamento do consumidor. No período analisado, o ticket médio em supermercados cresceu 10,9%, enquanto o de transporte avançou 21,7%.

   Os números acompanham a va-riação registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que apontou alta acumulada de 6,0% nos alimentos e bebidas e de 5,9% nos transportes nos últimos 12 meses encerrados em setembro passado, de acordo com dados do IBGE.

   O economista do banco BV, Carlos Lopes, avalia que o custo com serviços e alimentação pesa no orçamento das famílias. “O aumento das despesas em alimentação e transporte mostra o quanto o custo de vida do trabalhador segue pressionado. Mesmo com sinais de desaceleração em alguns itens, a inflação de serviços e o preço dos alimentos tem peso importante para o orçamento das famílias. Isso é evidenciado pelo comportamento de consumo captado pelas transações de cartão”, avalia Carlos.

   Embora tão popular e prático, o cartão de crédito não é o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros. Atualmente o Pix segue no topo da lista como preferência nos pagamentos. Em 2024, o Pix foi o instrumento de pagamento que mais cresceu em termos de quantidade de transações no país, com aumento foi de 52%.

   Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, as modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros são: dinheiro (71%), PIX (70%), cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%).

   De acordo com o levantamento, nas compras em lojas físicas o cartão de débito (32%), cartão de crédito (30%), e dinheiro (25%) são os meios mais utilizados. Já o cartão de crédito é o preferido nos pagamentos de compra online (52%). O dinheiro é o meio mais utilizado para pagamentos de contas de consumo (32%).

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário