Há muitos motivos para viajar: fugir da rotina, se aventurar ou simplesmente fazer algo que você nunca tenha vivenciado antes. Para grande parte dos viajantes (43%), uma das grandes motivações é fazer uma viagem cheia de “emoção e animação”. À medida que as noites ficam mais longas e o Halloween se aproxima, alguns viajantes buscam coragem para ter a melhor experiência, com muita adrenalina – passar uma noite em um quarto mal-assombrado.
A Booking.com analisou mais de 159 milhões de avaliações reais de hóspedes para apresentar uma coleção de propriedades únicas que oferecem algum nível de atividade paranormal. Seja um “clássico” castelo mal-assombrado, um hostel que antes abrigava uma prisão sinistra ou até mesmo um spa assustador, a Booking.com tem uma lista de acomodações bizarramente espetaculares que se encaixam em todos os níveis de medo.
HI- Ottawa Jail Hostel – Ottawa, Canadá
Iniciando sua história como Nicholas Street Gaol, esta antiga prisão no coração de Ottawa foi transformada em um hostel. Embora alguns quartos tenham sido reformados para atender aos modernos padrões de conforto, o hostel preservou as portas de madeira originais da prisão, e as janelas ainda estão com as barras.
E tem mais! Alguns dizem que as instalações também abrigam alguns dos seus ex-presidiários, pois é comum ouvir histórias de gritos e barulhos misteriosos. A aparição mais frequente na Prisão de Ottawa é de Patrick J. Whelan, um alfaiate irlandês que foi condenado e executado pelo assassinato de um político local. É possível compartilhar um dormitório, mas não há garantia de com quem (ou o quê) você vai compartilhá-lo.
“Ficar aqui é uma experiência única! Cuidado com os fantasmas!” – Marion, França
Tulloch Castle Hotel – Dingwall, Reino Unido
O Castelo Tulloch está localizado na região das Terras Altas na Escócia e foi construído originalmente no século XII. Atualmente abrigando um hotel, o Castelo Tulloch é uma acomodação única, com um passado histórico e assustador, pois já foi um hospital improvisado após a evacuação de Dunkirk em 1940. Os hóspedes adoram fazer o passeio fantasma, que explora as várias passagens e escadarias do prédio, mas cuidado para não se perder, pois dizem que os corredores são assombrados pela terrível Dama Verde de Tulloch.
“… me diverti bastante, procurei por fantasmas e espíritos nos quartos, mas infelizmente descobri que era o dia de folga deles, e que eles estavam no bar!!” – Donald, UK
1886 Crescent Hotel and Spa – Eureka Springs, Arkansas, EUA
Originalmente inaugurado como um resort de luxo no final do século XIX, o Hotel Crescent entrou em decadência antes de se tornar uma faculdade e um conservatório para moças, e posteriormente um hospital e uma estância terapêutica controlada por Norman Baker, um fraudador sem formação médica.
Hoje, a história conturbada do hotel está impressa nos muitos de seus “moradores permanentes”, dentre eles um pedreiro que caiu e morreu durante a construção do hotel, pacientes com câncer da época do Dr. Baker, além de um gato fantasma. Tenha a chance de conhecer esses moradores em um passeio fantasma pelo hotel, que inclui uma visita ao horripilante necrotério do hotel. Menos assustador, o hotel também oferece um spa, para que os hóspedes possam relaxar após tanta adrenalina.
“O hotel é mal-assombrado!” – Joan, EUA
Q Station – Sydney, Austrália
Até ser fechado em 1972, os novos visitantes suspeitos de trazer doenças para a Austrália passavam 40 dias em isolamento na Estação de Quarentena de North Head. Doenças infecciosas como varíola, cólera e peste bubônica fizeram da Estação o descanso final para mais de 500 residentes forçados.
A Estação se tornou um Centro de Visitantes e uma acomodação histórica, mas ainda é conhecida como o local mais mal-assombrado da Austrália, aparecendo até em programas de TV e em filmes de terror. Além dos passeios fantasma que exploram esse passado horripilante, a Q Station também oferece passeios históricos informativos e atividades a céu aberto, como a prática de caiaque e snorkel.
“Vi porcos espinho, bandicoots e muitos FANTASMAS!” – Kathleen, Austrália
Hotel Paris – Florença, Itália
Em uma cidade tão romântica quanto Florença, não é de se espantar que uma das histórias de fantasma mais famosas seja uma história de amor: Bianca Capello, uma nobre de Veneza, conhecida por sua beleza, casou-se em segredo com Francesco I de’ Medici, Grão Duque da Toscana, após um duradouro relacionamento. Contudo, em outubro de 1587 o casal morreu sob circunstâncias misteriosas – possivelmente por envenenamento.
O Hotel Paris foi um antigo palácio que servia de ponto de encontro do casal e agora foi transformado em um hotel boutique. Dizem que o espírito de Bianca Capello ainda fica vagando pelos corredores em busca do seu marido, o Grã Duque.
“O quarto era grande e as crianças ficaram animadas ao ler sobre o fantasma que o hotel diz que perambula pela área” – Xenia, Itália
Trembling Madness Apartments – York, Reino Unido
Considerada oficialmente a cidade mais mal-assombrada da Europa, York está repleta de espectros; a cidade possui vielas, igrejas, hotéis e bares mal-assombrados. Os apartamentos do Trembling Madness estão localizados próximos a um antigo pátio no coração do centro da cidade de York. Dizem que um desses apartamentos, uma câmara de 600 anos, é mal-assombrado. Os hóspedes adoram as decorações extravagantes, complementadas com todas as comodidades necessárias para uma hospedagem bizarramente espetacular: um tabuleiro Ouija, um detector de campo eletromagnético (EMF) e uma ampla coleção de animais empalhados.
“A sensação era de voltar em um passado fantasmagórico de um estranho, cuja personalidade está impressa em sua coleção bizarra e horripilante de coleções de ornamentos.” – Lisanne, Reino Unido
A pesquisa foi encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente entre uma amostra de adultos que viajaram nos últimos 12 meses/planejam viajar nos próximos 12 meses. No total, 56.727 pessoas foram entrevistadas (mais de 2.000 da Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Alemanha, Espanha, França, Hong Kong, Indonésia, Índia, Itália, Japão, Coreia do Sul, México, Malásia, Países Baixos, Portugal, Rússia, Singapura, Tailândia, Taiwan, Reino Unido e Estados Unidos, e mais de 1000 da Dinamarca, Croácia, Suécia e Nova Zelândia). Os entrevistados responderam uma pesquisa on-line em outubro de 2017.