Esportes

CBSk oferece programação especial nos polos do Escola Skate Brasil

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) está celebrando o mês das crianças com uma programação especial ao longo de outubro nos seis polos do Escola Skate Brasil. As atividades incluem a presença do Skate em brincadeiras tradicionais e oficinas de montagem de Skate de dedo. A iniciativa oferece aulas gratuitas de Skate para crianças e adolescentes da rede de ensino, no contraturno escolar, com idade entre 6 e 14 anos.

Atividades incluem a presença do Skate em brincadeiras tradicionais e oficinas de montagem de Skate de dedo
(Foto: CBSk)


“Pensando no mês das crianças elaboramos propostas que sejam mais divertidas e descontraídas, sempre utilizando o Skate em suas inúmeras possibilidades de educação, adaptando brincadeiras como ‘dança das cadeiras’ para ‘dança dos Skates’, ‘corrida do saco’ para a ‘corrida dos Skates’, desafios de perguntas e respostas sobre Skate, entre outros”, destaca a gerente geral do Escola Skate Brasil, Cibele Garcia.

A programação também inclui atividades que permitem um contato direto e um aprendizado sobre a cultura da modalidade.  “Também temos oficina de montar o próprio Skate de dedo com materiais recicláveis, uma atividade enriquecedora, pois trabalhamos a conscientização ambiental, pertencimento, criatividade, autonomia e liberdade de expressão para personalizar o seu próprio material, trazendo também conhecimento de uma parte da cultura do Skate que chamamos de ‘Pro Model’, quando um skatista desenvolve um modelo de shape, tênis, roda, truck, exclusivamente com a sua personalidade, estilo, design e identidade, normalmente com assinatura dele. Ao final, cada aluno pode levar seu Skate de dedo para casa e se divertir com familiares e amigos”, completa Cibele Garcia.

“É a primeira vez que operamos um projeto de Lei de Incentivo ao Esporte. Então, é ao mesmo tempo uma oportunidade de aprendizado muito grande. As inaugurações oficiais de cada um desses polos tiveram início em agosto, quando completamos o primeiro mês de aulas, e terminaram em setembro, com polos que iniciaram atividades um pouco depois. Agora, cada um desses locais se consolida como um espaço de transformação e inclusão social através do Skate”, afirma Aline Dantas, vice-presidente da CBSk.

O ministro do Esporte, André Fufuca, ressaltou o papel estratégico da Lei de Incentivo ao Esporte. “O ano de 2024 foi um marco para a Lei de Incentivo ao Esporte: Pela primeira vez na história, foi atingida a marca de R$ 1 bilhão em recursos captados. Para o ciclo de 2025, já foram arrecadados R$ 143 milhões, distribuídos entre 843 projetos, com a participação de 1.367 incentivadores, entre pessoas físicas e jurídicas”, disse o ministro.

“Iniciativas como esta, da Escola Skate Brasil, estão na prática assegurando o acesso às práticas esportivas para milhares de crianças e adolescentes. E isso transforma o esporte, de fato, em uma ferramenta de inclusão social”, conclui Fufuca.

As inscrições seguem abertas em todos os polos (clique aqui para mais informações), permitindo que cada vez mais e mais crianças (6 a 14 anos) tenham acesso às aulas, incluindo neuro divergentes que já apresentam melhora importante ao longo dos primeiros meses de contato com a prática do Skateboarding. No total, mais de 430 crianças já se matricularam.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário