Cultura & Lazer

CCBB recebe exposição Tesouros Ancestrais do Peru

O programa CCBB Educativo – Arte e Cultura preparou, para o mês de setembro, uma programação repleta de atividades gratuitas para toda a família, tendo como base a exposição Tesouros Ancestrais do Peru, em cartaz até o dia 18 de novembro no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. As ações educativas contam com a consultoria de Daniela La Chioma, doutora em arqueologia pela USP e especialista em Peru Antigo, do arqueomodista peruano Adrián ILave e do artista plástico Carlo Cury, especialista em réplicas arqueológicas de instrumentos musicais e fazeres em cerâmica.

A programação de setembro traz como destaque a criação do estúdio sensorial QORI WASI – Casa de Ouro, uma réplica de um templo andino, trazendo em seu interior peças da cultura andina que poderão ser manuseadas pelo público, ampliando a sua experiência.

Dentre os objetos está o P’unchaw, imagem do Sol Jovem do amanhecer, reconstruído especialmente para a mostra após 500 anos da sua desaparição pela invasão espanhola. Também haverá a imagem do Pachakamaq, o Animador-criador do Mundo andino, além de peças cotidianas dos templos antigos como sandálias metálicas, escudos e armas. O espaço será ambientado com sons dos MaÑacuys, mantras ou rezos andinos, cantados em Quechua pelo sacerdote andino Huillca Amaru Huallpa, de Cusco.

Outro destaque da programação é a atividade cênico-musical “Som em Cena – Taki, memórias andinas”. Fazendo uso de português e Libras, a atividade é uma forma autoral e criativa de mediação para os conceitos, valores e a estética da mostra Tesouros Ancestrais do Peru.  

Já para as famílias que apreciam a narração de histórias, a programação traz o projeto “Conto um Conto – Narrador de Quipus”, com histórias resgatadas da tradição oral dos povos andinos pré-colombianos. O público conhecerá lendas do Império Inca, como “A origem das sementes”, “O mistério da Dama de Cal”, “O nascimento da morte”, “O beija-flor e a chegada das chuvas”, dentre muitas outras histórias. E, para os fãs de literatura, será realizada a mediação “Que Livro é Esse?”, que neste mês apresentará livros infantis que contam histórias da cultura pré-colombiana.

Oficinas – A programação de setembro do CCBB Educativo – Arte e Cultura também terá opções para os fãs de oficinas interativas. Os visitantes poderão construir adereços a partir da máscara da fundadora da cultura Lambayeque, Naylamp, com design das peças assinadas pelo arqueomodista peruano Adrián ILave. Naylamp também será o tema de uma oficina para crianças, que poderão confeccionar as suas próprias máscaras.

Já na oficina Primeiro Brincar – O Mundo das Bonecas Andinas, as crianças poderão brincar com réplicas de bonecas confeccionadas com fragmentos de tecido e enchimento de fibra vegetal, tal qual as bonecas desta cultura peruana.

A programação de setembro terá ainda um encontro voltado a professores, com o tema Cosmologias e Tecnologias andinas, que proporá uma discussão sobre as sociedades que ocuparam a América antes da chegada dos europeus. O bate-papo será comandado por Daniela La Chioma, doutora em arqueologia pela USP e especialista em Peru Antigo.

Por fim, o CCBB Educativo – Arte e Cultura realizará ainda um sarau multilinguagem dentro da programação da 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Mediação Poética “InsPirAção”, nos espaços expositivos do Prédio Histórico e Prédio Anexo do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo.

Agendamentos de grupos podem ser feitos pelo e-mail agendamento.sp@programaccbbeducativo.com.brJá para o público geral que deseja participar das atividades do CCBB Educativo, os ingressos devem ser retirados pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB. Parte da programação também é realizada em sessões com tradução simultânea em libras.

 https://programaccbbeducativo.com.br/