Considerado um dos esportes mais bonitos de se ver e de se praticar, o Kitesurf invadirá a Praia da Taíba, no Ceará, no mês de novembro: de 6 a 9, com o GKA Kite-Surf World Cup e, de 12 a 15, com o GKA Freestyle Kite Word Cup.
É o melhor do Kitesurf mundial em águas brasileiras. O GKA faz parte de um circuito reconhecido pela federação internacional de vela, a World Sailing. No Brasil, chegará com duas de suas cinco modalidades e definirá os campeões da temporada. A tradicional, a Kite Wave, já passou por Sal, em Cabo Verde, Sylt, na Alemanha, e Dakhla, no Marrocos. Já a Freestyle ainda terá sua primeira etapa em outubro, em Abu Dhabi, Emirados Árabes, antes de chegar à Taíba.
Entre os participantes, está Gabriel Benetton, natural de Itanhaém, no litoral de São Paulo, de apenas 21 anos e atual campeão mundial de Kitesurf, lidera o ranking 2025. Sua conquista foi marcada pela regularidade ao longo da última temporada, com dois vice-campeonatos e dois quartos lugares. Ele espera repetir seu feito, e admite que pode ser ainda mais especial por terminar no Brasil.
“A etapa do Ceará vai ser a última do ano e acho que será a mais importante para mim, porque definirá o título mundial. A expectativa é alta. É muito legal ter um evento de volta à Taíba. Fiz pódio nos últimos dois campeonatos que aconteceram lá: um em segundo e outro em terceiro. É um lugar com condições muito boas para o kite, com vento forte e ondas boas, época certa do ano para a prática, quando podemos ter um swell de norte ali. Só temos que nos preocupar com a performance. Vamos atrás de mais um título mundial para o Brasil”, disse.
Outro participante de peso é o carioca Pedro Matos, de 27 anos, atualmente terceiro do ranking. Pedro começou no surf aos três anos e descobriu o kitesurf aos 12. Aos 18, já se sagrava campeão mundial na China. Ele vem de uma família de esportistas e sempre esteve em contato com as atividades físicas. O pai, campeão mundial de voo livre, e a irmã, Kyra Gracie, pentacampeã mundial de jiu-jítsu, sempre foram grandes inspirações.
“A expectativa é muito boa para esse último evento do ano. Espero levar esse título para casa. Poder conquistar essa vitória com toda família e amigos presentes será muito importante para mim. A gente passa o ano inteiro viajando e tem aquela motivação extra poder competir no nosso país. Estou treinando bastante para que tudo dê certo, bem focado. É acreditar e deixar nas mãos de Deus”, comentou Pedro, campeão da etapa de Cabo Verde.

(Foto: Divulgação GKA Kite World Tour)
Entre as mulheres, quem lidera o ranking do Kitesurf é a francesa Capucine Delannoy, de 19 anos. Em segundo aparece a suíça Camille Losserand e, em terceiro, aparecem empatadas a também francesa Clémence Derrien e a brasileira Kesiane Rodrigues, que é natural de Fortaleza. O kitesurfe é um esporte aquático que combina elementos de surfe, wakeboard, windsurf e parapente. O praticante usa uma prancha com alças ou tiras para os pés e é puxado por uma pipa (kite) controlada por cabos e uma barra.
Adicione um comentário