A Escola Superior da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) abriu, na sexta (12), as inscrições para a nova pós-graduação em Gestão de Resíduos Sólidos. O curso terá 36 vagas, duração de dois anos e início das aulas em 18 de setembro.
A especialização aborda um tema que ganhou protagonismo nos últimos anos diante dos desafios relacionados à destinação adequada de resíduos, reciclagem, economia circular e sustentabilidade.

(Foto: Divulgação)
“A gestão de resíduos vai muito além da coleta urbana. Ela exige planejamento, conhecimento técnico e articulação entre diversos setores para viabilizar soluções efetivas”, afirma Jorge Gouveia, gerente da Escola Superior da Cetesb e um dos coordenadores da especialização.
O curso é voltado a consultores ambientais, profissionais da indústria, gestores públicos, pesquisadores e demais interessados em aprofundar conhecimentos sobre gerenciamento e governança de resíduos.
Entre os temas previstos na grade curricular estão legislação ambiental, licenciamento, monitoramento e disposição final de rejeitos. A formação também abordará resíduos considerados mais complexos, como eletroeletrônicos, radioativos, pneus inseríveis, embalagens de agrotóxicos e materiais contendo amianto.
Além das aulas teóricas, os alunos participarão de visitas técnicas a aterros sanitários, unidades de compostagem e outras estruturas ligadas à gestão de resíduos.
Inscrições: https://www.cetesb.sp.gov.br/cetesb/escola/pos_graduacao/edital_01_2026_turma_1














Adicione um comentário