Turismo

Chile, Equador e Panamá retomam o turismo

Feiras virtuais destacam o retorno seguro, pontos turísticos e as belezas naturais dos países

Um dos setores mais afetados mundialmente com a pandemia da Covid-19 foi o turismo. Agora, pouco mais de um ano de restrições sanitárias, países como Chile, Equador e Panamá anunciam a retomada e investem em feiras e eventos online para divulgar as atrações. O Chile promoveu a Virtual Expo Tourism, entre os dias 8 e 10 de junho. O evento contou com mais de 200 expositores que apresentaram experiências diversas longe do turismo em massa, ligado a espaços abertos e contato com a natureza. O Panamá, em coletiva de imprensa, na terça (8), anunciou o Plano Diretor de Turismo Sustentável (2020-2025), com o objetivo de destacar o país como destino turístico, tendo a sustentabilidade como um dos pilares da retomada. O Equador promoveu a Destination Quito 2021 Travel Expo, na qual foi apresentada a capital Quito, um destino histórico, cultural e gastronômico. A seguir, destacamos os pontos principais de cada região:

 

Chile

O país é dividido cinco regiões: Nor-te e Deserto do Atacama; Centro, San-tiago e Valparaíso; Rapa Nui; Lagos e Vulcões e Patagônia e Antártica.

  • Norte e Deserto do Atacama: Região com paisagens únicas, lagoas azuis, praias paradisíacas, mar com água quente do Pacífico e o deserto mais seco do mundo. Visite os observatórios para uma visão privilegiada de inúmeras estrelas no céu.
  • Valle Central, Santiago, Valparaíso: Capital do Chile, Santiago reúne restaurantes fabulosos, vida noturna agitada, parques e atividades esportivas e culturais. Viaje no inverno para praticar esqui e outros esportes de inverno. Valparaíso é uma experiência inesquecível, intensa em cores e sabores. Os labirintos de colinas inspiraram diversos poetas e escritores. Pablo Neruda, importante escritor chileno, morou em Valparaíso. Uma de suas casas virou o museu La Sebastiana, aberto à visitação. Para um passeio mais relax, visite as praias Vinã Del Mar e Reñaca. A região do Valle Central reúne vinícolas que dão vida a alguns dos melhores vinhos tinto e branco do mundo.
  • Rapa Nui: Ilha de Páscoa com areia cor de rosa, vulcões e monumentos cheios de cultura ancestral.
  • Sul, Lagos e Vulcões: Florestas, bosques e lagos onde é possível relaxar, apreciar a flora e fauna locais, praticar esportes ao ar livre e pescar.
  • Patagônia e Antártica: Região cheia de beleza exótica, coberta por montanhas, fiordes, bosques e geleiras. Viaje pela Carretera Austral de carro ou de bicicleta para descobrir a natureza selvagem. Visite as Torres Del Paine para praticar trekking e apreciar vista privilegiada das geleiras. O Estreito de Magalhães é imperdível, embarque numa viagem entre os fiordes e canais. Descubra uma natureza intacta com pinguins e golfinhos.

Covid: As fronteiras do Chile estão fechadas até o dia 15 de junho para todos os estrangeiros não-residentes. Dessa forma, está proibida a entrada de brasileiros que não residem no Chile. A data pode ser estendida. Informações em: www.c19.cl

Panamá

De fácil acesso aos brasileiros, o Panamá oferece uma infinidade de atrações turísticas com belas paisagens, praias paradisíacas e uma ativa vida cosmopolita. O país lançou o Plano Diretor de Turismo Sustentável 2020-2025 e convida os turistas a explorar sua riqueza natural e patrimônio cultural. O objetivo é destacar o Panamá como destino turístico, tendo a sustentabilidade como um dos pilares aliado à autenticidade de seus diversos ativos e atrativos. O plano está focado na reativação progressiva da indústria do turismo no país, após a pandemia. Mas, mesmo neste momento, o Panamá mostra-se uma ótima opção para os brasileiros que desejam viajar para o exterior e buscam mais contato com a natureza, experiências ao ar livre e praias para relaxar. O turismo no Panamá segue três heranças:

  • Patrimônio Cultural: O Panamá é a Ponte do Mundo, conecta atrações de classe mundial como a Cidade Velha (Patrimônio Mundial da UNESCO); o mundialmente famoso Canal do Panamá; a primeira ferrovia interoceânica, entre outras. Além disso, os circuitos culturais mostram a diversidade multicultural do país, oferecendo experiências através das três principais culturas do Panamá: seus 7 grupos indígenas, sua herança afro-caribenha, incluindo a cultura do Congo (Patrimônio Imaterial da UNESCO) e sua colorida cultura colonial espanhola.
  • Patrimônio Verde: O país tem uma biodiversidade extraordinária. As rotas do Patrimônio Verde levam o visitante por Parques Nacionais, áreas protegidas e reservas privadas na floresta neotropical do Panamá (um terço do país está protegido), incluindo experiências através dos centros de visitantes do Instituto Smithsonian Tropical Research.
  • Patrimônio Azul: As experiências oferecidas nas rotas do Patrimônio Azul incluem a observação de baleias nos arredores do Parque Nacional de Coiba (Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO) e a admiração dos projetos de conservação de tartarugas no Oceano Pacífico e exploração das águas caribenhas azul turquesa de Bocas del Toro.

Covid: Atualmente, um teste Covid-19 negativo é necessário para a entrada. Viajantes que chegam ou transitaram pela América do Sul nos últimos 15 dias deverão fazer, antes da alfândega, um teste adicional (US$ 85).

Quito (Equador)

Situada em pleno o coração de Los Andes e rodeada de lindas paisagens e montanhas dominadas por uma vegetação exuberante, o Quito, capital do Equador, foi o primeiro Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1978.

  • Centro do Mundo: É o lugar mais visitado do Equador. Fica a 30 minutos de Quito e celebra a localização do equinócio no país. Na Paróquia de San Antonio de Pichincha está o monumento Mitad del Mundo. Turistas do mundo inteiro visitam o local para tirar foto na famosa “linha do equador”, representada por uma linha amarela pintada no cimento e que representa a divisão do planeta em duas partes.
  • Basílica do Voto Nacional: Uma das mais importantes de Quito. Construída há mais de 100 anos. Marca a consagração de Quito ao Sagrado Coração de Jesus. Do alto da basílica é possível ter uma vista panorâmica da cidade.
  • Capital do Chocolate: Quito é conhecido mundialmente pelo Cacau. A cidade produz matéria prima para chocolates finos de vários países. A venda do cacau traz cerca de US$ 700 milhões à economia do Equador.
  • Andes: Quito está nas proximidades da Cordilheira dos Andes, onde é possível presenciar paisagens únicas com montanhas que chegam a 600 metros de altura. Quem gosta de aventura pode escolher uma das trilhas e escalar as montanhas.
  • San Juan: Bairro tradicional de Quito, conhecido por “Balcón Quiteño”. A gastronomia é um fator característico do bairro. Pratos típicos feitos no forno a lenha valem a visita ao bairro.

Covid: Para entrar no país, é necessário apresentar teste de PCR e fazer quarentena por 14 dias.