Turismo

Chile: um destino maravilhoso para descobrir em 2023

E se você ousar deslizar pelo maravilhoso mar de dunas que se estende no Atacama; ou você vai para o fim do mundo por alguns dias; ou descubra a magia e o mistério da Polinésia na Ilha de Páscoa. Três lugares que fazem do sul do Chile um destino que você não deve perder em 2023.

Rapa Nui, bela e misteriosa Polinésia (foto)

Não são apenas os seus moais, aquelas antigas figuras humanas monolíticas esculpidas entre os anos 1250 e 1500, que atraem turistas, amantes de viagens que despertam os sentidos, mas também todo o mistério que se esconde neste paraíso terrestre. Localizados no meio do Oceano Pacífico, fazendo parte do continente da Oceania, mas ao mesmo tempo fazendo parte do território insular do Chile, os nativos deste “pedacinho da Polinésia” ainda preservam e vivem os costumes de seus ancestrais e são tão zelosos com seu legado que é preciso estar atento às suas recomendações. Também conhecida como Ilha de Páscoa, declarada Patrimônio da Humanidade em 1995, tem um catálogo de opções para praticar: entre elas, vale visitar a praia de Anakena, visitar os moais de Ahu Akivi, mergulhar com tartarugas marinhas, fazer trekking até a cratera de o vulcão Rano Ka, assista ao nascer do sol em Ahu Tongariki, visite a pedreira Rano Rarak, visite Puna Pa, passeie pela ilha de scooter, moto ou bicicleta e não perca o pôr do sol em Ahu Tahai.

Claro, deixe-se seduzir pela sua gastronomia, à base de peixes como o atum, o mahi mahi, a serra, o marisco, a lagosta ou o camarão. Não deixe de pedir as típicas empanadas de atum frito, o Umu Rapa Nui ou também conhecido como curanto de Páscoa, já que peixes e diversos tipos de frutos do mar e batatas são cozidos em lenha e pedras quentes que são cobertas por folhas de bananeira.

Exótico Atacama: perca-se em seu mar de dunas e suas estrelas

Maravilhoso, extravagante, excepcional… e toda uma série de sinônimos que enfeitam e embelezam este lugar, um dos mais áridos do planeta, onde abundam as salinas, formações rochosas cobertas de areia, povoados andinos, vulcões e lagoas cristalinas.

O Atacama, que atravessa o norte do Chile, oferece inúmeras atividades para todos os gostos: quem busca aventura, recomenda-se praticar sandboard no Valle de Marte, mountain bike pelo Gargante del Diablo, escalar vulcões e conhecer El Medanoso, a duna mais alta do Atacama Mar de Dunas.

Quem procura um passeio panorâmico deve visitar o Salar de Tara, as Lagoas Altiplânicas e o Vale da Lua em San Pedro de Atacama; sim, sempre acompanhado de um copo de vinho tinto. Ou o famoso Gêiser El Tatio, um dos campos geométricos mais altos do mundo cujas fumarolas ultrapassam os 7 metros de altura, e as Termas de Puritama, uma paisagem inesquecível no deserto do Atacama.

Mas, sem dúvida, um dos melhores presentes é a prática do astroturismo, graças às suas excelentes condições climáticas e geográficas, como baixa umidade, pouca poluição luminosa e altos picos. Lá existem mais de dez observatórios e os principais estão próximos a San Pedro de Atacama, como o Atacama Large Millimeter Array (ALMA), Alarkapin e o observatório Paranal, que é o complexo astronômico mais avançado do mundo.

Para mais informações, visite www.chile.travel