Política

Cicote: “Queremos que o ABC seja uma região administrativa autônoma”

O vereador e presidente da Câmara de Santo André, Almir Cicote (Avante), é candidato a deputado estadual. Em entrevista exclusiva à Folha do ABC, revelou que irá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, pois, Santo André está carente de representantes e lutará para que o ABC tenha condições de se tornar uma região administrativa autônoma.

Cicote está no terceiro mandato como vereador. Em 2014, concorreu pela primeira vez como candidato a deputado estadual. “Tive a oportunidade de disputar a eleição para a Assembleia Legislativa, foi um momento, no qual estava na oposição ao governo Carlos Grana (PT) e como oposição, tivemos uma dificuldade gigantesca para fazer as articulações. Não dá para dizer que o Executivo não tenha um peso, dentro do processo eleitoral”, revelou.

O candidato conta que apesar da dificuldade, teve uma quantidade de votos ‘muito boa’, mais de 28 mil. “Isso nos credenciou a fazer essa nova disputa, porque já tínhamos esse acúmulo de debate, de discussão. O que nos fortaleceu, também, foi a eleição a presidência da Câmara, então, tivemos uma tranquilidade, pois, pela primeira vez na história, se elegeu um presidente por unanimidade”, contou.

O vereador acredita que a Câmara de Santo André é uma referência política. “Tivemos um orçamento de R$ 76 milhões, maior que em muitas cidades do País, então, não dá para dizer que a Câmara não seja uma referência política na região, no Estado e no País. Isto nos credenciou e nos colocou em uma posição de destaque no cenário político”, enfatizou.

APOIOS

Cicote afirmou que está muito confiante para as eleições, pois já recebeu o apoio de diversas lideranças, como o apoio do Sargento Juliano, dos ex-vereadores Montorinho, Marcos da Farmácia, Gilberto Primavera, José de Araújo, e outras pessoas. “Temos em Santo André, um grande número de eleitores, em torno de 550 mil e, diferente da eleição passada a deputado, temos o apoio de grandes personalidades da política, o que acaba credenciando o nosso trabalho. O prefeito Paulo Serra também tem nos apoiado e como ele próprio já afirmou, as candidaturas de fora da cidade, são candidaturas complementares. A intenção é de contribuir para que Santo André tenha seus próprios deputados”, revelou.

PROJETOS

Como principais projetos, Almir pontua que alguns são fundamentais. “Há os temas referências que não dá para fugir. Não dá para deixar de lado a discussão em relação a questão da Saúde pública, precisamos ter um outro hospital de referência na região do ABC. Precisamos ter um debate um pouco mais contundente em relação a Segurança pública, queremos principalmente discutir a questão do desenvolvimento econômico que irá trazer o debate da geração de empregos. São mais de 200 mil desempregados no ABC. A região sempre foi uma grande locomotiva do Estado, e existem algumas personalidades que dizem que o ABC é a esquina mais valorizada do Estado” afirma.

Outro projeto de destaque de Cicote será lutar para que o ABC se torne uma região administrativa autônoma. “Hoje, Santo André participa da região administrativa que compõe, uma cadeia de 39 municípios, no qual a Capital faz parte e, nestes grandes debates, acaba engolindo todos os outros municípios dentro deste diálogo da capacitação de recursos. Acreditamos que o ABC, pela sua população, ou seja, pelos mais de 2 milhões de habitantes, pelo seu PIB, tenha que se tornar, realmente, uma região administrativa autônoma da Capital. Com isso, conseguiríamos fazer um debate de todos os temas de uma forma muito mais próxima do governo”, disse.