Negócios

Cidades do ABC estão entre as mais inteligentes do País

O Ranking Connected Smart Cities trouxe, na edição deste ano, os municípios de São Caetano, São Bernardo, Santo André e Diadema entre as 100 cidades mais desenvolvidas do País. O estudo feito anualmente analisa o nível de desenvolvimento dos municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes com base em 11 eixos temáticos e mais de 70 indicadores. O estudo iniciou em 2015 e é considerado o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. As cidades são avaliadas quanto à Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Saúde, Segurança, Educação, Empreendedorismo, Governança, Economia e Energia. Os resultados foram apresentados durante evento em São Paulo, que aconteceu nos dias 4 e 5 de setembro. A seguir os principais destaque da região nos 11 eixos temáticos:

Educação – São Caetano ficou em 2º lugar, entre cem cidades, atrás apenas de Jaguariúna, no interior de São Paulo. O município foi o único do ABC no ranking. Segundo o estudo, São Caetano é a cidade com 100 a 500 mil habitantes mais bem posicionada, com destaque para a média ENEM de 471,7 pontos, 98,3% dos docentes do ensino médico com ensino superior, 0,8% de taxa de abandono no 1º ano do ensino público e investimento per capita em educação de R$ 3.411,50.

Urbanismo – No quesito que leva em conta indicadores como Lei de Uso e Ocupação do Solo, Lei de Operação Urbana, Plano Diretor Estratégico, Alvará Provisório, entre outros fatores, São Bernardo ficou na 4ª posição, atrás somente das cidades Santos (SP), Niterói (RJ) e Jaguariúna (SP). Diadema apareceu na 43ª posição e Santo André em 73º lugar.

Segurança – O recorde analisa número de homicídios, mortes no trânsito, despesa com segurança, número de policiais por habitantes e monitoramento de áreas de risco. São Caetano se destacou ocupando o 6º lugar no ranking. São Bernardo ocupou o 20º lugar, Diadema 32º. Mauá apareceu em 42º lugar e Santo André em 61º.

Governança – São avaliados fatores como escolaridade do prefeito e despesas com saúde, educação, urbanismo e segurança. São Bernardo e São Caetano ficaram entre os 10 primeiros colocados. São Bernardo na 9ª posição e São Caetano em 10º lugar. Santo André ocupou a 45ª posição.

Economia – São avaliados quesitos como crescimento de empresas e empregos, renda média dos trabalhadores formais, crescimento do PIB per capita, empregabilidade e Receita Municipal não oriunda de repasses. São Caetano apareceu em 13ª posição, Diadema em seguida na 48ª posição, São Bernardo em 49º lugar e Santo André em 56º lugar. Mauá apareceu em 96º.

Saúde – O recorte analisa entre outros quesitos o número de leitos por habitantes, médicos por habitantes, despesas com Saúde e Agendamento online de consulta na rede pública. São Caetano ocupou o 16º lugar e Diadema ficou em 30º, ambas à frente de São Paulo, que ocupou o 34º lugar. 

Tecnologia e Inovação – analisa as cidades quanto à velocidade média das conexões contratadas, presença de fibra ótica, % de moradores com cobertura 5G no município, presença de parques tecnológicos e crescimento das Empresas de Tecnologia. Santo André foi destaque na 16º posição. A cidade ficou à frente de cidades como São Paulo, Goiânia (GO), Campo Grande (MS). São Caetano ficou na 45ª posição, Diadema em 56º lugar e São Bernardo em 61º.

Mobilidade – Analisa entre outros fatores o número de automóveis por habitantes, idade média da frota de veículos, ciclovias, % de veículos de baixa emissão, quantidade de Semáforos Inteligentes e mortes no trânsito. São Caetano ficou na 20ª posição, seguida por Santo André (36º), Diadema (37º) e São Bernardo (81º).

Meio Ambiente – Este recorte analisa entre outros fatores monitoramento de áreas de risco, % de veículos de baixa emissão, recuperação de materiais recicláveis, % de plásticos recuperados e idade média da frota de veículos. A única cidade do ABC que apareceu no ranking foi São Caetano, que ficou em 56º lugar.

Empreendedorismo – Este recorte é composto por 5 indicadores, entre eles: presença tecnológicos, Crescimento das Empresas de Tecnologia e Economia Criativa. Nenhuma cidade do ABC apareceu no ranking.

Energia – Avalia Sistema de iluminação inteligente, Potência Outorgada Energia UFV, Potência Outorgada Energia Eólica e Potência Outorgada Biomassa. Desde a edição 2019 do Ranking Connected Smart Cities não há um recorte do estudo para o Eixo de Energia.

 

Foto: São Caetano – PMSCS 

Por Nicole Floret – 08/09/23