Negócios

Cidades do ABC estão entre as melhores para fazer negócios

   Municípios do ABC se destacaram na 9ª edição do ranking brasileiro das Melhores Cidades para Fazer Negócios, divulgado, na quarta (7), pela revista Exame. Elaborado pela consultoria Urban Systems, o ranking analisa municípios com mais de 100 mil habitantes em seis eixos econômicos: comércio, serviço, indústria, mercado imobiliário, educação e agropecuária, considerando fatores como infraestrutura de saneamento, transportes, mobilidade urbana, logística e telecomunicações e lista as cem melhores cidades em cada eixo.

   São Bernardo foi um dos grandes destaques do ranking deste ano. O município subiu da 33ª posição em 2021 para o 6º lugar no quesito melhores cidades para fazer negócios na área de educação. A cidade também teve bom desempenho no setor de Comércio (6ª posição), Industria (8ª) e Mercado Imobiliário (10ª) e Serviços (45ª). A nova edição do ranking traz São Caetano entre as melhores cidades para fazer negócios nas áreas de Educação, onde passou da 88ª posição ano passado, para a 73ª posição este ano, Comércio (39ª), Serviços (41ª) e Mercado Imobiliário (60ª posição). Santo André foi destaque nos quesitos Mercado Imobiliário (27ª) e Serviços (71ª). No setor de Comércio, a cidade que não aparecia no ranking em 2021, este ano ficou em 50º lugar como melhor município para fazer negócios na área.

Diadema que também não estava no ranking do Comércio ano passado, ocupou este ano a 38ª posição. O município também foi considerado bom para empreender nas áreas de Industria (21ª posição) e Mercado Imobiliário (31ª). Mauá que não entrou no ranking de Comércio em 2021, este ano apareceu no 49º lugar. A cidade foi destaque também para fazer negócios no ramo imobiliário (21ª posição). Para as classificações, a consultoria Urban Systems utilizou dados referentes até outubro deste ano. De acordo com o diretor de marketing da empresa, Willian Rigon, nas análises, foi considerado o término da pandemia da Covid-19. Desde o mês de abril, o Ministério da Saúde decretou o fim do coronavírus como uma emergência em saúde pública de importância nacional.

 Foto: Divulgação – Pref. São Caetano