Fabio Picarelli Opinião

Cine Lyra é palco do 1º Festival de Cinema de Paranapiacaba

Quando a Prefeitura de Santo André reinaugurou o Cine Lyra durante o Festival de Inverno de Paranapiacaba, no dia 20 de julho de 2024, nosso objetivo era resgatar a tradição e entregar um espaço multicultural para uso da população. Nos dias atuais isso já é uma realidade e o Cine Lyra é palco de exibições de filmes, exposições, palestras e oficinas, reuniões de empreendedores e ponto de encontro entre amigos e familiares.
O 1º Festival de Cinema de Paranapiacaba chega para celebrar as expectativas quase um ano depois, na primeira quinzena de junho, das 10h às 21h. Mas na era pós-revitalização grandes eventos foram realizados no local.
Para o Festival foram selecionadas mais de 40 produções audiovisuais em dois espaços da Vila: o Cine e o recém-inaugurado Auditório na Estrada do Hospital Velho, na rua Dr. Marun, 313. Tudo com entrada gratuita e sem inscrições prévias, desde que meia hora antes das sessões e das atividades programadas você pegue o ingresso na recepção montada no Cine Lyra.
As produções foram feitas com recursos da Lei de Incentivo Paulo Gustavo nos últimos dois anos. Algumas foram gravadas na região e em Paranapiacaba, o que valoriza ainda mais a Vila em busca do reconhecimento da Unesco (Organização das nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) para transformar em Patrimônio da Humanidade.
O evento conta com uma programação extensa e bem variada, para satisfazer pessoas de todas as faixas etárias, tais como oficinas, debates, painéis temáticos, trilhas ecológicas, passeios guiados e atrações musicais e culturais.
O projeto é uma idealização dos alunos e ex-alunos da Escola Livre de Ci-nema e Vídeo de Santo André, com apoio do prefeito Gilvan Ferreira, por meio da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense e da Secretaria da Cultura.
Assistir aos filmes faz parte da história desde o início do século XX, quando a companhia inglesa São Paulo Railway estava construindo a primeira linha férrea do Estado, a Santos-Jundiaí, a fim de facilitar o escoamento da produção de café do interior até o Porto de Santos. O cinema foi inaugurado em 1903 na avenida Fox, na parte Baixa. É considerada a segunda sala de projeção mais antiga do Brasil.
Naquela época toda a estrutura era bastante precária. A Vila era um local de muito trabalho e quase nenhuma forma de entretenimento para as famílias dos ferroviários. Sem grandes opções, a Sociedade Re-creativa Lyra da Serra foi criada para proporcionar aulas de música e atividades culturais.
A sala de cinema abrigava também a Banda Lyra, além de projetar os primeiros documentários e filmes que existiam no Brasil. O Cine Lyra é um patrimônio tombado por órgãos como o Iphan (Instituto do Patrimô-nio Histórico e Artístico Nacional); Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueo-lógico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e Condephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André).
O Festival é um convite à exploração da arte cinematográfica independente brasileira, uma manifestação de idéias envolvidas com a realidade e a história.
E se a fome apertar, o comércio gastronômico realiza simultaneamente o Festival Sabores de Paranapiacaba com as delícias da culinária típica da região do Alto da Serra do Mar.
Venha nos prestigiar e passar momentos agradáveis e divertidos!

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário