AME Memórias de São Bernardo

Coleção de Sonhos

Alguns presépios da coleção

No final da década de 1950, o sonho de uma garotinha era montar o Presépio com a família, no mês de dezembro. Ela aguardava a chegada deste mês com a expectativa de agregar novos personagens ao cenário natalino. Sua mãe sempre comprava uma figura nova, a cada ano, na Casa Weigand, na Rua Marechal Deodoro. Naquela época, não havia tanta variedade de enfeites como hoje em dia. Enquanto esperava o dia da montagem, muitas vezes, no quintal de sua casa, ela moldava com água e terra alguns bichinhos, que, se não rachassem, poderiam compor o tão esperado Presépio.
O tempo passou, a garotinha cresceu, conservando sempre o gosto pelo Presépio. Em uma das viagens que fez com o marido, na década de 1980, ele a presenteou com dois exemplares que ela havia gostado. A partir daí, nasce uma colecionadora de Presépios da cidade de São Bernardo, que atualmente reúne aproximadamente mil e cem deles, provenientes de vários países e regiões do Brasil, que ela compartilha com a família, amigos e com o público, no período de Festas de Natal, em sua residência e também em exposições para o público em geral, em shoppings e espaços culturais.
O sonho de criança permanece vivo e transformou-se em uma coleção repleta de memórias e afetos, pois muitos Presépios chegam até ela como presente, expandindo a fé, o amor e a importância do Nascimento de Jesus para o mundo.
A garotinha sonhadora chama-se Hilda Breda; a colecionadora chama-se Hilda Breda Assumpção, que, anualmente, surpreende a todos que visitam sua Mostra de Presépios com seu acolhimento, dedicação, devoção e capacidade de organização, expressando, por meio de linguagens artísticas e religiosas o Nascimento do Menino Deus, comprovando que “os sonhos nunca envelhecem” e a fé sempre se renova.

Célia Guiesser – integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo).

Primeiro presépio da coleção, 1987
Uma das últimas aquisições da coleção de presépios, confeccionado em 3D (Fotos: Célia Guiesser)

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário