Educação

Colégio Harmonia concorre a premiação de melhores escolas do mundo

Localizado em São Bernardo, no bairro do Rudge Ramos, o Colégio Harmonia é a única escola da região a participar do projeto “World ‘s Best School Prizes”, premiação das Melhores Escolas do Mundo, na categoria Sustentabilidade.

O prêmio é organizado pela T4 Education e conta com o apoio de diversas empresas do setor, entre elas a Fundação Lemann. A premiação reconhece a importância dos jovens e da escola em ações que envolvem soluções para o aquecimento global e a crise climática.

Entre as medidas adotadas pela escola foi implantar aulas de Educação Ambiental para os alunos do Infantil ao Ensino Médio, com capacitação para professores e treinamento quinzenalmente. 

“Fechamos uma parceria com o Programa Shizen Ambiental, que conta com o apoio da JICA (Japan International Cooperation Agency) e do Governo da Província de Shimane, Japão, que tem como objetivo fomentar o ensino da Educação Ambiental e todas as boas práticas que se referem ao meio ambiente. Neste primeiro semestre, já lançamos nosso circuito da reciclagem e estamos muito felizes com a participação dos alunos e das famílias”, explica o diretor Edilson Bertucci.

O circuito da reciclagem faz parte da Agenda 2030 da ONU e tem o intuito de despertar a consciência para um descarte adequado. Diferentemente dos pontos de reciclagem que existem nas cidades, no Colégio Harmonia, são  descartes de materiais fora da primeira linha da reciclagem.

“Estamos recolhendo esponjas, armações e lentes, chapas de raio-x, esmaltes de unha, spray, lápis, lapiseira, canetinha, chinelos, sapatos, cápsulas de café, tampinhas, pilhas e baterias. Se o lixo não for destinado corretamente para um centro de triagem e aterro sanitário, ele pode acabar parando em rios e mares e gerar impactos ambientais. Por isso, é muito importante que toda a comunidade escolar se preocupe com um descarte correto, explica a professora Luana Capellari.

“Em quase quatro meses de lançamento do circuito já recolhemos 37,5 kg de tampinhas, 12 kg de chapas de raio-x, 16 kg de sapatos e 42,3 kg de cápsulas de café. 

As tampinhas serão destinadas para o Projeto socioambiental Tampinhas que Curam, do Recicla Sampa, que vende os resíduos para empresas de reciclagem e destina os recursos para ajudar crianças com câncer, e para a Assistência Social Dom José Gaspar”, explica o diretor.

Em 2023, o Colégio Harmonia completará 30 anos de história, sempre com a missão de formar seres humanos integrais, prontos para liderar e fazer a diferença na sociedade. 

“O Colégio Harmonia é fruto dos esforços de um grupo de idealistas imigrantes japoneses que pensaram na comunidade desde a década de 50. Eles foram atrás de recursos para contribuir no desenvolvimento educacional e cultural dos jovens, e ver que a escola continua com a mesma essência de transformar alunos em grandes líderes é um orgulho para todos nós, exalta o presidente da Associação Harmonia de Educação e Cultura, Mauricio Sannomiya.