Educação

Colégio Harmonia faz 30 anos e reafirma o compromisso por valores da Unesco

Reconhecido por sua excelência acadêmica e pelo seu compromisso com a formação integral dos alunos, o Colégio Harmonia completa 30 anos de história. Uma história que iniciou-se bem antes de sua inauguração.

Em 1953, nasceu a Associação Harmonia de Educação e Cultura, fruto de uma trajetória de luta e perseverança de imigrantes japoneses que não mediram esforços e construíram a Casa de Estudantes Harmonia.

Durante décadas, a casa abrigou estudantes que vinham de outras cidades ou estados para estudar na capital paulista. A casa se tornou um local de convivência, aprendizado e integração cultural para jovens de diversas origens e formações acadêmicas.

Atualmente, a escola segue em constante movimento e evolução, acompanhando o mundo e semeando o futuro, sempre de mãos dadas com todos aqueles que cultivam essa história.

Nessas últimas três décadas de existência, o Colégio Harmonia tem se destacado entre as melhores escolas de São Paulo e para reafirmar esse compromisso, a escola tornou-se membro das Escolas Associadas da Unesco.

A inclusão do Colégio Harmonia no programa foi confirmada pelo secretariado da Coordenação Internacional, em Paris, na França, neste mês de setembro.

“Não se trata de um prêmio, mas de assumir um compromisso por valores universais da Unesco, como a cultura da paz, a inclusão, a diversidade, a educação para o desenvolvimento sustentável, o enfrentamento da desigualdade, em todas as suas manifestações. Para nós, é simbólico esse reconhecimento justamente no ano em que completamos 30 anos. Mas já está na essência da escola todas essas questões desde a sua fundação. Cada um de nós desempenha um papel fundamental nesse esforço, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com esses ideais”, ressaltou o diretor do Colégio, Edilson Bertucci.

A professora Bruna Sousa, que está no Colégio Harmonia há 11 anos, representou a escola no Encontro Nacional da Unesco, que aconteceu em Ouro Preto, em 2019. 

Ela conta que teve discussões riquíssimas sobre a Educação no Brasil e no mundo. Havia educadores de todas as regiões do país e de outros países, inclusive do Japão.

“O Colégio Harmonia sempre buscou trabalhar com todos os alunos temas universais, relacionados ao que era estabelecido pela ONU como tema do ano ou da década. Os trabalhos geralmente culminam na Feira das Ciências e no Festival Cultural. Os projetos, desde sempre, envolvem toda a comunidade escolar com muita aprendizagem, tanto de assuntos teóricos quanto de habilidades práticas, como o respeito, o trabalho em equipe, entre outros tantos valores do próprio Colégio”, exalta a educadora.

Professora responsável pela Educação Ambiental do Fundamental 1, Luana Capellari, conta que o Colégio Harmonia mantém práticas sustentáveis no dia a dia escolar, como a reciclagem, a compostagem, com o descarte do lixo orgânico e a conservação de água da chuva, desenvolvendo os alunos em cidadãos conscientes e ativos nas questões locais, nacionais e globais. “Com as nossas propostas, nossos estudantes são preparados para enfrentar os desafios contemporâneos, como mudanças climáticas, degradação ambiental, tornando-os agentes de transformação”. 

Foto: Divulgação