No sábado (24), aconteceu a tradicional Festa Junina do Colégio Harmonia. Milhares de pessoas compareceram ao evento que contou com muitas brincadeiras, comidas típicas, bingo e, claro, as apresentações dos alunos.
As danças da Educação Infantil e 1° ano foram inspiradas na cultura da região Norte do Brasil. Com um figurino que homenageou o boi Caprichoso e o boi Garantido, as turmas do Infantil III dançaram ao som do Festival Folclórico de Parintins.
“Eu me emocionei ao ver o meu filho Léo dançar. Um filme correu na minha mente. Quando ele era bebezinho, em uma conversa que tive com o meu marido Danilo eu falei: imagina quando ele estiver falando, conversando com a gente, interagindo? E vê-lo dançar foi a constatação que o tempo voa, que ele cresceu e se tornou um menino tão querido! Ele amou participar, amou a música, a dança e ficou todo orgulhoso!”, exaltou Jaqueline Gusmão, mãe do Léo, 2° ano, e Rafael, Infantil V.
“Estou há 12 anos no Colégio Harmonia e eu amo a Festa Junina da escola. As coreografias ficaram impecáveis e eu gostaria de destacar a dedicação dos professores na elaboração das coreografias e o empenho dos alunos durante todos os ensaios, a gente percebe o envolvimento de todos. É sempre emocionante ver nosso Ginásio repleto de familiares e amigos, prestigiando nossos alunos e nossa festa. Arrepia vê-los se apresentar nesse ambiente”, ressaltou a coordenadora da Educação Física, Milena Battistin.
Dentro da área de Linguagens, a BNCC inclui a dança como uma das linguagens artísticas a serem exploradas no currículo escolar. A coordenadora reconhece a importância da dança como expressão cultural e artística, valorizando-a como forma de conhecimento e comunicação. “Em nossas aulas de Educação Física, procuramos desenvolvê-la próximo às festividades. As Festas Juninas, por exemplo, são uma excelente oportunidade para os alunos colocarem em prática o aprendizado das danças, já que essas celebrações tradicionais costumam envolver coreografias específicas, músicas típicas e caracterizações. Essa vivência cultural amplia o repertório dos estudantes e fortalece o vínculo com suas raízes e identidade cultural”, afirma.
“A tradição das Festas Juninas representa uma parte importante da nossa cultura, e estamos extremamente orgulhosos da participação efetiva de nossos alunos”, exaltou o diretor do Colégio Harmonia, Edilson Bertucci. O Colégio Harmonia recebeu cerca de 2 mil pessoas entre familiares e amigos.
Foto: Divulgação