Educação

Colégio Harmonia sedia Encuentro de Escolas Nikkei da América Latina

Educadores e estudantes de escolas do México, Peru e Argentina se reuniram para compartilhar suas práticas

   O Colégio Harmonia, localizado em São Bernardo, orgulhosamente sediou a 4ª edição do Encuentro de Escolas Nikkei da América Latina, um evento que se tornou uma tradição anual da instituição. Entre os dias 6 e 9 de novembro, educadores e estudantes de escolas do México, Peru e Argentina se reuniram para compartilhar suas práticas, discutir desafios e celebrar suas raízes e identidades.

   “Realizamos um espaço de aprendizado mútuo e troca de ideias e, acima de tudo, celebramos as nossas raízes e identidades”, destacou Maurício Sannomiya, presidente da Associação Harmonia de Educação e Cultura, mantenedora do Colégio Harmonia.

   O encontro faz parte do departamento de Línguas Estrangeiras e Intercâmbio do Harmonia e visa manter viva a cultura japonesa nas escolas da América Latina. Durante os quatro dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de fazer apresentações, participar de rodas de conversa e refletir sobre estratégias colaborativas para a promoção da cultura japonesa por meio de projetos interescolares. 

   “Estas iniciativas reforçam o compromisso do Colégio Harmonia em fortalecer os laços culturais e educacionais com outras instituições da América Latina, promovendo um senso de unidade entre as comunidades e reforçando os laços com a cultura japonesa”, ressaltou o diretor do Colégio, Edilson Bertucci. 

Esse tipo de cooperação possibilita que as instituições inovem nas práticas pedagógicas, trazendo novas perspectivas e soluções para desafios compartilhados, como a preservação de valores culturais em um mundo globalizado.

Celebrando as Raízes Nikkei

   A abertura do evento contou com apresentações emocionantes de chorinho e taiko, que celebraram a riqueza da cultura brasileira e japonesa. Essa integração entre as diferentes manifestações culturais reflete o objetivo central do encontro: promover o diálogo e o intercâmbio entre as escolas nikkei da região.

   “Ficamos encantados com toda a receptividade do Colégio Harmonia. As apresentações foram incríveis”, disse Kazumi Siqueiros Shimada, coordenadora de cultura japonesa do Liceo Mexicano Japonés.

   Além das atividades realizadas no Colégio Harmonia, a comitiva internacional também teve a oportunidade de visitar locais significativos como o bairro da Liberdade, o Museu da Imigração, o Parque Ibirapuera, proporcionando uma imersão na história e cultura da comunidade japonesa no Brasil.