Educação

Colégio Harmonia vence premiação nacional com projeto do novo ensino médio

Finalista do Prêmio Nacional de Gestão Educacional, PNGE 2023, o Colégio Harmonia foi o vencedor bronze na categoria Inovação Acadêmico Pedagógica, com a prática denominada: “Trilhas Formativas de Inovação no Ensino Médio”.

A premiação, que reuniu instituições do Brasil inteiro, aconteceu na última quarta-feira, 29 de março, em São Paulo, durante o XXI Congresso Brasileiro de Gestão Educacional, GEduc 2023.

De acordo com o diretor do Colégio Harmonia, Edilson Bertucci, essa conquista serve de motivação para continuar na constante busca pela excelência. “Quero parabenizar toda a nossa equipe pelo excelente resultado, fruto de muito trabalho e dedicação. É uma grande honra e orgulho fazer parte desse trabalho que vem transformando a educação”, diz. 

O Colégio Harmonia foi uma das primeiras escolas do país a implantar o Novo Ensino Médio, ainda em 2021, quando não era obrigatório. O novo modelo traz mudanças na grade curricular e oferta de disciplinas optativas.

Segundo Bertucci, a escola se destaca por ser em período integral, com trilhas que fazem sentido para o estudante. “O nosso Novo Ensino Médio difere de outros pela quantidade de aulas oferecidas na FGB – Formação Geral Básica, em função da nossa carga horária com a inclusão da trilha de aprofundamento da FGB. As nossas trilhas foram pensadas para o nosso aluno experimentar situações reais do cotidiano. Colocamos em pauta projetos organizados em torno dos eixos: processos criativos, investigação científica, empreendedorismo e mediação e intervenção social, para que possamos realmente fazer a diferença na sociedade”, afirma. 

A coordenadora Denise Troyano ressalta que um dos diferenciais das trilhas do Colégio Harmonia é a parceria com grandes universidades. “O nosso estudante tem a possibilidade de estar inserido no meio físico e de conhecimento de uma graduação ainda em período escolar”, conta.

As aulas são ancoradas por metodologias ativas e tem como principal foco aprimorar as habilidades e competências de forma inovadora e criativa. “Nas Trilhas, o aluno tem a oportunidade de montar o seu próprio currículo, levando em consideração seus interesses e expectativas. Isso é importante em vários aspectos, mas principalmente na formação social, acadêmica e na escolha profissional”, finalizou o professor Paulo Rubio.