
(Foto: Divulgação)
Colégio Singular São Bernardo criou o Projeto Empreendedor Mirim, que envolve estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I em experiências reais de educação financeira. A proposta vai muito além da teoria. Os alunos lidam com empréstimos, juros, planejamento, poupança, investimentos e até com a pressão de organizar um negócio.
A turma do 4º ano realiza mensalmente a venda de produtos que vão de churros a sorvetes e, ocorre sempre na última sexta-feira do mês. É importante ressaltar que eles participam de todos os processos: da escolha do produto que será comercializado, da compra dos insumos, contratação de mão de obra ou terceirização, se necessário e campanha publicitária. No dia da ação se revezam na venda, no preparo e no caixa.
Para iniciar o projeto, a escola emprestou R$ 400,00 à turma, com contrato formal prevendo juros e multas. Ao longo de 10 meses, os estudantes pagam parcelas de R$ 44,00 e compreendem, na prática, como funcionam as operações financeiras. A meta é arrecadar R$ 8.000,00 para custear a festa de encerramento em um buffet, que já está parcialmente quitada.
“Alguns alunos acharam injusta a cobrança dos juros, mas ao entenderem como funciona o sistema financeiro, compreenderam a importância desse processo”, explica Débora Pruñonosa Campos, coordenadora pedagógica do projeto.
O programa é progressivo e acompanha a evolução das turmas. No 2º ano, os alunos começam poupando R$ 40,00 para uma ida à feira. Com esse recurso, as crianças pretendem comprar um pastel, um doce e uma bebida. Além disso, também praticam a solidariedade ao presentear funcionários da escola que os acompanharão, garantindo a segurança durante o passeio. Desta forma, os estudantes aprendem sobre a importância de economizar e compartilhar, unindo aprendizado, responsabilidade e empatia.
Já no 3º ano, o desafio é arrecadar R$ 70,00 para uma sessão de cinema, incluindo ingressos e consumo. Nessa fase, a experiência vai além do lazer. Por meio de um acordo com as famílias, esse valor será conquistado com a realização de pequenas tarefas em casa no dia a dia. Essa ação permite a compreensão do dinheiro, a importância de planejar com antecedência para a realização de uma meta.
O projeto termina no 5º ano, com a proposta de mostrar aos alunos que dinheiro guardado pode gerar lucros através de investimentos. Por isso, os estudantes têm a missão de arrecadar o valor de R$ 150,00 para ser investido em uma conta digital aberta pela escola, aprendendo assim sobre rendimentos. Os lucros serão destinados à personalização da festa de formatura com adereços divertidos.
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