A diretora do Colégio Stocco, Jozimeire Angélica Stocco Camargo Neves da Silva, em entrevista à Folha conta sobre a emoção da celebração dos 70 anos da instituição de ensino, revela os desafios e conquistas enfrentados ao longo desses anos e ainda sobre as novidades. Confira.
FOLHA DO ABC- Como o Colégio foi fundado e o que esperavam os pais e alunos da instituição na década de 1950?
Jozi Stocco- A história do Stocco é muito única.Na década de 1950, exatamente em meados da década de 50, a fundadora Alzira Stocco tinha três filhos e uma das crianças era a Sandra, sua filha, que desejava muito estudar no Américo Brasiliense, uma escola de Santo André muito renomada. Acontece que a Dona Alzira pensou se ajudar a Sandra a estudar para entrar no Américo Brasiliense, que estímulo ela terá se apenas ela ficar estudando? Então, a Dona Alzira conversou com a Sandra e pediu para ela conversar com os amigos e convidou os amigos. A Dona Alzira, assim como a sua irmã, Nena Stocco, começaram a dar aulas para preparar as crianças e jovens que queriam entrar no Américo Brasiliense.
Depois de muitos estudos, muita dedicação a Sandra e os amigos dela entraram nas primeiras colocações no Américo Brasiliense e as pessoas, curiosas na época, começaram a pensar: ‘mas quem prepara essas crianças? Como é possível tantas crianças assim se destacarem na escola que estudaram? Quem os preparou?’ e começaram a falar: ‘meu filho foi preparado pela Alzira e Nena Stocco e as pessoas foram fazendo referências a ambas.
Então, os pais daquela época incentivaram para que elas pudessem dar aulas para outros estudantes e que elas tivessem uma escola. Segundo elas, porque esse relato também escutei delas, porque eu as conheci, elas começaram a dar aula, elas eram as professoras, as diretoras, as cozinheiras, as serventes, eram tudo porque começaram na garagem da dona Alzira Stocco.
As nossas fundadoras começaram por meio de muita luta, de muita garra, para conseguir ajudar a própria Sandra a entrar no Américo Brasiliense, o tão desejado Américo Brasiliense, e os demais coleguinhas. Foi assim que o Stocco surgiu. A nossa data de fundação é 1954. E, durante esse ano, estamos fazendo que ele seja um ano muito marcante, para que as memórias afetivas sejam as melhores para toda a nossa comunidade stoqueira.
Na época, as famílias eram muito exigentes, assim como temos famílias exigentes hoje, e as famílias desejavam a escola pública. Era o inverso do que é hoje. A escola pública, na década de 50, era uma escola muito desejada, almejada pelos estudantes. Era uma escola que, como fica num local bem privilegiado, na Praça 4 Centenário em Santo André, era também de fácil acesso para os diferentes bairros. Então, as pessoas queriam o Américo Brasiliense.
Eu, inclusive, anos depois, porque quando o Stocco foi fundado, nem existia ainda, mas também quis o Américo Brasiliense. Então, aquela escola dos sonhos foi um destaque naquela década, por isso que muitos desejavam entrar.
FOLHA- Nesses 70 anos, como que o Stocco evoluiu? Quais foram os desafios e as principais conquistas?
Jozi- Os desafios são bem complexos porque eles envolvem muitas vezes a estrutura física, a formação das pessoas, atender a clientela, essa prestação de serviços. De quando o Stocco surgiu, em meados da década de 50 aos dias de hoje, as gerações mudaram muito, a sociedade mudou demais. Então, acompanhar essas mudanças sociais, em todos os sentidos, econômicas, políticas, culturais, enfim, é algo que a escola, inclusive ainda nos dias de hoje, penso que ela precisa estar atenta. Não dá para ensinar como ensinávamos na década de 1950, nem na década de 1960, nem na década de 1970, enfim.
A escola precisa ser um espaço onde os profissionais se formam, mesmo após formados, porque nós valorizamos a formação contínua, para conseguir dar conta das demandas. O Stocco enfrentou esses desafios.
O Stocco da década de 1950 não é o mesmo da década de 1970. A estrutura física do Stocco foi mudando, o Stocco foi modificando seus espaços e também adquirindo outros. Então, quando o Stocco surgiu, onde temos, hoje, o Ensino Fundamental 1 e 2.
Depois o Stocco foi conquistando a Educação Infantil, que é na Vila Assunção. O Stocco Unidade 3 é no bairro Jardim. E conquistamos, em 2000, um espaço ao lado do Colégio Stocco, Stoquinho, na Rua Otávio Marques, que era a casa de um dos filhos da Dona Alzira. Então, essa casa se transformou em unidade 2, onde atualmente, temos estudantes do segundo ano e que é uma fase de transição. Dona Alzira, quando criou essa unidade, ela queria que tivesse um espaço onde eles saíssem da unidade de Educação Infantil para o Ensino Fundamental sem grandes rupturas.
Em 2023, inauguramos a nossa última unidade, a unidade 4, que é onde fica o Ensino Médio. Então, como o Stocco está estruturado hoje, ele tem Educação Infantil unidade 1, tem unidade 2 pro segundo ano do Ensino Fundamental exclusiva, unidade 3 do terceiro ao oitavo ano e unidade 4 que tem os alunos do nono ano ao Ensino Médio. O Stocco modernizou-se, continua investindo nas pessoas, não somente nos professores, mas na equipe gestora e em outros profissionais, como por exemplo, a equipe que trabalha com alimentação na Chácara do Stoquinho.
Investimos em cursos com uma instituição bem parceira, que é o SENAC, para que sempre as pessoas possam aprender e fazer o melhor. A gente sempre procura fazer o melhor pelas crianças e pelos jovens. Então, os desafios são muitos. Temos que ter formação e informação e muita flexibilidade para manter aquilo que é muito bom e inovar naquilo que é preciso. Diria que é muito complexo viver tudo isso em educação, mas chegamos aos 70 anos porque não nos acomodamos.Fomos inovando e investindo, principalmente, nas pessoas.

FOLHA- Os colégios têm investido cada vez mais em opções extracurriculares, para complementar o currículo tradicional. O que é oferecido no Stocco?
Jozi- Temos a matriz curricular, que são, no caso da Educação Infantil, os campos de experiência que as crianças vivenciam no cotidiano e, após o período regular de aula, ou de manhã ou à tarde, as crianças têm oficinas extracurriculares, como por exemplo, futsal, ritmos dançantes, entre outras. Todas as unidades têm oficinas esportivas com horários diversos para que as famílias façam as opções de acordo com a faixa etária, que essa proposta é a partir dos quatro anos. Além disso, no caso do Ensino Médio, temos itinerários formativos, fizemos parcerias com várias instituições do ensino superior. Os nossos estudantes, além da matriz curricular que eles têm, aquela formação geral básica tão importante, com os itinerários formativos e pelas parcerias, eles tiveram a oportunidade de ampliarem o conhecimento e perceberem que o conhecimento pode ser aprofundado.
Então, levamos os estudantes, de acordo com as escolhas deles, para instituições de ensino superior com o nosso próprio ônibus, sem custos para as famílias em dias específicos para irem para a universidade, com a oportunidade de conhecer um campus universitário, terem aulas com professores do ensino superior, a fim de que eles tivessem uma aproximação em relação ao que está por vir após o Ensino Médio. Não queremos antecipar experiências, queremos enriquecer as experiências desses jovens.
Então, esta é uma das maneiras que utilizamos para ampliarmos essa cultura dos estudantes. Além disso, também nos tornamos uma Cambridge School. Uma importância muito grande para nós é essa internacionalização curricular, porque os estudantes precisam ser preparados não somente para o mercado, vamos chamar assim, mercado paulista, mercado do ABC, mas para o mundo. Somos uma escola Cambridge e reconhecida por Cambridge, inclusive os nossos professores têm certificações internacionais. Somos também um polo aplicador dos exames. E eles têm disciplinas de um currículo global. Cambridge tem um acervo, vamos chamar assim, de 70 disciplinas. E escolhemos algumas para serem incorporadas ao nosso currículo.
Os estudantes têm aulas de inglês para o domínio do idioma, mas eles têm aulas em inglês a fim de ampliar o repertório cultural. Então, essa internacionalização curricular é uma das maneiras que a gente consegue dar esta formação e contribuir com esta formação para os jovens.
O nosso ensino é fundamentado em alguns pilares e um deles é a internacionalização curricular. Outro é a formação cidadã, queremos que eles se percebam como agentes podem transformar não somente o lugar onde eles estão, onde os pés pisam, mas eles podem ir além das fronteiras e perceberem que eles podem fazer parte das soluções dos problemas globais.
Potencializamos muito os estudantes, inclusive um dos nossos motes é potencializando pessoas. Outro pilar que nos sustentamos é o Life and Learning, porque para nós eles precisam aprender a estudar continuamente, precisam desejar aprender.
O Rubem Alves dizia assim que é fome com a vontade de aprender, tem que ter fome de saber, fome de aprender. Então, por essa razão nos fundamentamos nesses pilares, porque eles são fundamentais para a formação dos nossos jovens.
FOLHA- Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Na sala de aula a situação é diferente, como eles têm auxiliado os alunos no aprendizado, no ensino?
Jozi- Então, em todos os nossos espaços, as nossas unidades, temos recursos e quanto mais eles crescem, os recursos se ampliam e se diversificam.
Os recursos estão para nós, para o enriquecimento da aula e da proposta pedagógica. Posso citar, por exemplo, que eles têm uma sala maker. Uma sala maker para que eles possam ir até ela, utilizar ferramentas. Temos códigos dessas ferramentas, em que eles sabem quais eles podem utilizar sozinhos, com supervisão, somente o professor utiliza. E essas ferramentas contribuem para significar ainda mais as aulas.
Então, por exemplo, se estou falando sobre vulcões, na sala maker ou no Laboratório de Ciências, por exemplo, junto com o professor, posso simular a erupção vulcânica. Então, sendo muito transparente, para nós, recursos estão ao nosso dispor para enriquecer esta aula, para que as crianças, os jovens, possam perceber um pouco mais profundamente, além daquilo que eles lêem, além daquilo que eles vêem em imagens. As experiências com diversos recursos são muito importantes. Os recursos são para ampliarmos as nossas possibilidades de aprendizagem.
Temos laboratórios, temos sala maker, temos dentro da sala de aula recursos que os professores podem utilizar. A gente diz que num clique eles podem chegar a outro lugar do mundo. Então, eles vão utilizar os dispositivos eletrônicos com orientação dos professores para que eles possam, por exemplo, não apenas escutar, mas que todos os sentidos, todos os órgãos dos sentidos sejam estimulados. Tem um provérbio hindu que diz que o homem é como uma cidade acessada por cinco portas e as cinco portas são os órgãos dos sentidos. Então,o Stocco procura fazer com que essas aulas sejam tão dinâmicas que eles tenham acesso à informação por todos os órgãos dos sentidos. Porque quanto mais eles forem acessados, maior a possibilidade de retenção do conhecimento, de construção e de retenção.
FOLHA- Durante 70 anos, várias gerações já passaram pelo Stocco, tem alguma história marcante por parte dos alunos, dos pais, ou dos educadores?
Jozi- Diria que temos algumas histórias, e fica difícil escolher.Mas, vou citar algumas. Posso citar para vocês a mais recente, que foi a conquista do Ensino Médio, que sonhamos esse Ensino Médio que fosse um espaço com cara de jovem, que eles sentissem bem no espaço, que eles aprendessem que não fosse só mais o Ensino Médio.
A unidade 4, é a cara dos jovens. Alguns dizem, nossa, eles se sentem adultos, grandes, como nós queríamos. A inauguração do Ensino Médio, porque o nosso Ensino Médio começou em 2022, o primeiro ano, este é o ano em que formaremos a primeira turma, e aproveito para agradecer as famílias que confiaram em nós, confiam em nós, assim como os jovens, mas o espaço foi autorizado para funcionamento, enquanto estrutura de prédio, no ano passado. Então, esse foi um momento bem marcante. Um outro momento que eu penso ser bem marcante pro Stocco, é a própria maneira como o Stocco nasceu, que ele foi fundado, de muito esforço e muita dedicação de duas mulheres que enfrentaram os desafios. Imaginem o que é ser mulher e abrir uma empresa na década de 1950.
Elas foram além do tempo, estrelas além do tempo, como é o nome de um filme. Penso que essa é uma história, o surgimento do Stocco é uma história marcante. E a cada ano, a cada conquista que os jovens têm, as crianças têm, digo que é marcante porque cada história é uma história. Então, temos estudantes que são campeões e vice-campeões, ou melhor, bicampeões de robótica nacionalmente.
É uma grande conquista. Temos outras e outras. Então, nos orgulhamos de cada conquista porque elas marcam a história de cada um. Para mim, por exemplo, o que marcou para mim foi quando a Dona Alzira foi até a minha casa e disse: ‘vamos, tem uma sala para você’, porque fui a primeira estagiária do Stocco. Para mim é marcante porque o Stocco não tinha estagiárias e ela entrou em contato com o Américo Brasiliense e pediu que o Américo encaminhasse as seis melhores alunas para uma entrevista, se desse certo, ela teria estagiárias que seriam futuras professoras. Então, brinco com as estagiárias atuais que usam o jaleco amarelo, falo assim, vocês estão aqui porque eu dei certo.
Então, isso é meio marcante para mim. Estar aqui é uma história única, especial para mim, porque vivi todas as fases do Stocco, estagiária, professora, assistente da coordenação, assessora jurídica, coordenadora, sou diretora pedagógica geral, e orgulho de estar na frente dessa escola que tem já algumas gerações que passaram por ela.
Temos famílias que o avô estudou no Stocco, o filho estudou no Stocco e que a neta estudou no Stocco. É sinal que estamos marcando essas vidas. É uma grande responsabilidade nós fazermos a formação dessas crianças e desses jovens. Para mim, isso também é marcante, fazer parte da história de quem nos escolhe.
FOLHA- Para celebrar os 70 anos, neste ano de 2024, está sendo realizada uma série de eventos comemorativos. Inclusive, houve uma homenagem na Câmara Municipal. Vai ter mais eventos até o final do ano?
Jozi- Este ano estamos celebrando de diversas maneiras. Desde o começo do ano, teve o momento de cantar parabéns. Inclusive,quem fez o bolo, foi uma ex-estudante do Stocco, porque ela faz bolos maravilhosos. Ela foi convidada para este momento especial. Tivemos o Mário Sérgio Cortella, em setembro, para fazer uma palestra para as famílias. Tivemos o Marcelo Tas fazendo uma palestra para os jovens, foi sensacional,porque quando o Stocco faz aniversário, ele dá presente.
Então, não cobramos nada para que viesse o Cortella, foi um presentaço pra comunidade, pra quem pôde vir e durante esse ano foram vários esses momentos. Nosso Jotoco deste ano, que são os Jogos Escolares do Stocco, foi sensacional. Estamos nos últimos dias de competição e a gente viu também muita cooperação.
Ou seja, temos vários momentos e estamos quase aí findando o ano. E vamos fazer uma festa para os funcionários. Vamos fechar o ano, próximo à formatura, que temos a formatura do Ensino Fundamental, nono ano e do Ensino Médio. Então, em dezembro, os nossos parceiros do dia a dia, os nossos colaboradores, eles vão ganhar uma festa bem animada no espaço próximo ao Stocco, que não posso contar ainda, mas que eles vão poder dançar, cantar, celebrar, comer, beber, porque é o nosso jeito de dizer obrigada, colaboradores, porque, como dizia a dona Nena, stoqueiros, eles fizeram a grandeza do Stocco de hoje.
Então, se estamos aqui, é porque unimos as nossas forças, as nossas competências, a dedicação de cada funcionário, alguns que não estão mais conosco e outros que ainda estão conosco, tem stoqueiros, funcionários que estão há décadas também conosco. É o nosso jeito de agradecer e aproveito para agradecer aos mantenedores pela confiança no meu trabalho, no trabalho da equipe e agradecer a toda equipe, um a um.
Todos são importantes para que o Stocco continue esta escola que é, uma escola que procura fazer um trabalho de qualidade, um trabalho em que cada criança, cada jovem, é potencializado para eles escolherem o que eles desejam ser profissionalmente. Temos que fazer parte da história de todos eles, da melhor maneira possível.
Confira o tour pelas dependências do Stoquinho, localizado na rua Otávio Marques, 117, Vila Assunção, em Santo André.
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