
Com 70% das obras concluídas e mais de 750 mil m³ de solo escavado, o Piscinão Jaboticabal, localizado às margens da Via Anchieta, na divisa de São Paulo com São Bernardo e São Caetano, será o maior da América Latina.
A obra, considerada a mais importante para o combate às enchentes no ABC, foi vistoriada, na sexta (7), pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), Natália Resende, e pelos prefeitos das cidades de São Paulo, Ricardo Nunes; São Bernardo, Marcelo Lima; São Caetano, Tite Campanella; Santo André, Gilvan Junior e Diadema, Taka Yamauchi. Também estiveram presentes os deputados estaduais Thiago Auricchio, Carla Morando e Ana Carolina Serra.
“É uma obra histórica para a região. São 900 mil m³ de água, que são 360 piscinas olímpicas, que vamos reter, melhorando a mitigação de enchentes na região, beneficiando mais de 1,5 milhão pessoas. Vamos resolver o problema histórico de enchentes na região”, comentou a secretária Natália.
O piscinão Jaboticabal está sendo construído no córrego Jaboticabal, entre os ribeirões dos Meninos e dos Couros, em uma área de 154 mil m². Segundo a secretária, depois de entregue, o piscinão será administrado pela SP Águas, que mantém outros 27 piscinões, sendo 19 no ABC. A obra deverá ser entregue em dezembro deste ano. O investimento é de R$ 573 milhões.
“Esta é uma obra que vai impactar diretamente na vida das pessoas que moram em São Bernardo, São Caetano e Santo André na nossa região. O reservatório está sendo preparado para eliminar os transtornos causados pelas enchentes da região. É algo muito importante e que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o prefeito Marcelo Lima, também presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC.
O equipamento é uma demanda antiga do Consórcio ABC e debatida há mais de dez anos. O projeto foi destravado em março de 2019, após fortes chuvas que atingiram a região.
“É o governo do Estado e as Prefeituras trabalhando juntos. Esse piscinão vai atender um raio de 100 km, é um investimento importante para a região. É uma demonstração da integração do Governo do Estado, prefeitos e deputados. Combater enchentes é fundamental”, disse o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes.
Smart Sampa – Na ocasião, Nunes, afirmou que conversou esta semana com o governador Tarcísio de Freitas, e que ele revelou o desejo de expandir a tecnologia Smart Sampa para os demais municípios do Estado. “Em poucos meses, estamos chegando a 800 foragidos presos, voltando para a cadeia e dando segurança para as pessoas”, ressaltou.
O prefeito de São Paulo ainda revelou que, na próxima sexta (14), estará no Consórcio Intermunicipal do ABC, onde irá oficializar a entrada de São Paulo na entidade.
“A união dos municípios torna mais forte as nossas pautas. Estamos discutindo a questão dos precatórios, a composição do comitê gestor que vai definir os recursos conforme a reforma tributária. Temos muitas questões que precisamos tratar em conjunto. É fundamental essa integração”, comentou.

Adicione um comentário