Política

Começa, em Brasília, a Marcha em Defesa dos Municípios

Evento segue até quinta (22) de maio (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta terça (20), da abertura oficial da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília. O evento ocorre anualmente organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e reúne milhares de prefeitos, vereadores, secretários e demais gestores municipais.

O evento teve início, na segunda (19) e segue até quinta (22) de maio, com painéis sobre temas que geram debates nos municípios brasileiros, como a federalização climática, segurança pública, orientações sobre emendas parlamentares, saúde e educação.

Durante os quatro dias de programação, representantes de ministérios levam aos gestores municipais informações sobre programas sociais e ações federais para os municípios. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) é uma das pastas que marca presença no evento para apresentar iniciativas que contribuem para o fortalecimento da gestão local, a promoção da inovação e o acesso a soluções públicas gratuitas voltadas às administrações municipais. O foco é ampliar a cooperação federativa e aproximar gestoras e gestores dos serviços já disponíveis para modernização da máquina pública.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, promoverá uma série de atividades presenciais em sua sede paralelamente à 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O objetivo é apoiar prefeitos, secretários, contadores, vereadores e gestores municipais na execução correta dos programas educacionais e na gestão eficiente dos recursos públicos.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário