O comércio já começa a se preparar para a próxima data comemorativa que costuma movimentar as vendas: o Dia das Crianças, no segunda (12). A previsão da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo) é a de que as vendas aumentem cerca de 5% nesse período em relação ao ano passado.
As últimas datas especiais para o comércio como a Páscoa, Dia das Mães e Namorados sofreram bruscamente os efeitos da crise. “O Dia dos Pais foi mais ameno com o início da reabertura das lojas, mas agora há maior expectativa para o Dia das Crianças. Os pais não poupam para gastar com os filhos e às vezes até extrapolam para fazer a vontade dos pequenos. Isso, sem contar parentes como avós, tios e padrinhos que gostam de presentear”, explica Valter Moura, presidente da Acisbec.
O foco para o Dia das Crianças são os brinquedos, mas a quarentena trouxe várias necessidades tecnológicas. Assim, os eletrônicos despontam na preferência de compras seguidos por vestuário e calçados.
“Como estamos numa situação atípica é importante que os comerciantes não percam os protocolos de segurança de vista e transmitam aos clientes que estão tomando todos os cuidados recomendados para uma compra segura”, ressalta dirigente.