Opinião

Compras online com segurança no Natal

As festas de fim de ano se aproximam e o período de compras deverá atingir velocidade máxima. Este ano, só nos Estados Unidos, estima-se que cerca de 270 milhões de consumidores realizarão compras online e, pela primeira vez, mais da metade deles utilizará dispositivos móveis para finalizar suas listas de compras de Natal.
Com um cenário no qual os consumidores buscam descontos de fim de ano por meio anúncios online, os chamados ‘display ad’ mais conhecidos como banners, além das mídias sociais e por e-mail, o Talos, serviço de Inteligência de Segurança e Grupo de Pesquisa da Cisco, prevê que tanto o malvertising como spam de e-mail serão vetores expressivos de crime digital durante este período – especialmente para os clientes que pretendem fazer compras por meio de dispositivos móveis. Isso é preocupante pelo simples fato de que a maioria dos dispositivos móveis não dispõe de recursos para bloquear muitas dessas ameaças, ampliando as vulnerabilidades para hackers que buscam lucro durante o período mais movimentado do comércio online.
O estudo da Cisco Talos revelou que os usuários do sistema operacional Android são particularmente vulneráveis. De todos os bloqueios a sistemas operacionais Apple e Android observados na plataforma de Segurança Cloud Web Security da Cisco (CWS), a equipe Talos descobriu que quase 95% estavam relacionados ao sistema Android. O ponto principal do problema, muitos usuários ainda utilizam versões significativamente antigas do sistema operacional Android, que não possuem as atualizações de segurança contra ameaças atuais mais persistentes. Neste período de festas, a Cisco recomenda que os clientes móveis sejam ainda mais cautelosos.