
O XVI Congresso de História e Estudos Regionais do ABC, acontece de 4 a 7 de novembro com abertura na terça (4), no Teatro Elis Regina, no bairro Assunção e nos dias 5, 6 e 7 será realizado na Biblioteca Monteiro Lobato.
Em 2025, a série de Congressos retorna a São Bernardo nos seus 35 anos de existência, com início em 1990 na cidade de Santo André e percorrendo os 7 municípios que formam o Grande ABC.
Idealizado pelo professor, sociólogo José de Souza Martins que contou com o apoio do GIPEM Grupo Independente de Pesquisadores da Memória do ABC.
O tema é pensado nas memórias e protagonismo da Região, com reuniões abertas a toda comunidade e encontros regionais preparatórios.
Trago algumas memórias da minha participação na produção dos Congressos, na época, como funcionária do Serviço de Documentação da História Local e membro do GIPEM, Grupo Independente de Pesquisadores da Memória do ABC: a foto memorável, nas escadarias da Igreja Matriz em um momento inesquecível durante a edição do II Congresso em São Bernardo, em 1992. Outro momento marcante, na foto de abertura do XIV Congresso, em Rio Grande da Serra, prestando homenagem pela passagem dos 30 anos de existência do GIPEM, relembrando sua caminhada coletiva de construção da memória, propagando informações, gerando fatos e acontecimento culturais, vasculhando baús dos nossos antepassados, cobrando das autoridades maior atenção para com o nosso patrimônio…
E aqui fica meu convite, a todos, para participação no XVI Congresso em São Bernardo.
Arlete Feriani – integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo).

(foto: Acervo do Centro de Memória)
















Adicione um comentário