Turismo

Conheça o ecoturismo do ‘Legado das Águas’

‘Legado das Águas’ abre venda de ingressos antecipados para ecoturismo

É uma oportunidade para o turista programar viagens pós-isolamento social

 

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, está se preparando para receber os turistas que procurarão por contato com a natureza, passada a pandemia do novo coronavírus. Com a conclusão do Plano de Reabertura, que instituiu diversas medidas de segurança, teve início a venda antecipada de ingressos promocionais, com desconto de 30%, para o retorno das atividades de ecoturismo na Reserva.

Os ingressos são para as três atrações mais preferidas pelos turistas:

Canoagem: ideal para quem já fez e para quem fará pela primeira vez. Enquanto o turista rema, poderá contemplar a majestosa floresta atlântica que margeia o Rio Juquiá, além de ter uma grande possibilidade de avistar aves como martim-pescador, águia pescadora, garças e biguás;

Trilha da Cachoeira Dezembro: além de um visual deslumbrante, dentro da floresta, a trilha finaliza em uma grande cachoeira com piscinas naturais, ideais para banhos;

Trilha da Copaíba-Prainha: são 8 km de trilha terrestre e 3 km aquática, que pode ser percorrida de caiaque ou barco, serpenteando diversas paisagens diferentes, que finaliza com banho no Rio Juquiá.

Os ingressos promocionais podem ser adquiridos pelo site http://loja.legadodasaguas.com.br/.  A venda on-line estará vigente durante o período de fechamento do Legado das Águas. O cliente escolhe atividade e data no momento da compra. Há a possibilidade de reagendar a data escolhida, observando as regras do regulamento para uso do ingresso promocional.

O retorno das atividades será anunciado nos perfis da Reserva nas redes sociais, Facebook e Instagram. Para a realização da atividade, o turista deverá cumprir as normas do protocolo de segurança estabelecido pelo Legado das Águas em virtude da Covid-19. O regulamento completo pode ser consultado neste link ou na loja online, no ato da compra.

Turismo Regional- De acordo com David Canassa, diretor da Reservas Votorantim, a venda antecipada dos ingressos visa contribuir para o planejamento de viagem dos turistas e aquecer o setor na região do Vale do Ribeira. O diretor cita pesquisas do Sistema Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-SP), que apontam o turismo regional com preferência após a pandemia da Covid-19 no país.

“A tendência é que os turistas busquem por regiões próximas, que permitam viagens de carro, com atividades de lazer em ambientes abertos e contato com a natureza. Mostra que as pessoas precisarão recarregar as energias depois de meses tão difíceis como os que estamos vivendo no momento. Estamos nos preparando para atender a essa demanda com toda segurança, por meio dos melhores protocolos de atendimento. Além disso, queremos dar a possibilidade de o turista programar suas viagens com tranquilidade. Esse movimento traz benefícios para o setor na região como um todo, mostrando o Vale do Ribeira como um destino surpreendente e revigorante de paisagens únicas, tanto para o ecoturismo como o turismo de aventura, a menos de duas horas de São Paulo capital, Sorocaba e região”, finaliza Canassa.

Para elaborar o plano de reabertura das atividades de ecoturismo na Reserva com segurança, o Legado das Águas criou um Grupo de Trabalho (GT) formado por profissionais de diferentes áreas, inclusive com especialistas da BP, Beneficência Portuguesa de São Paulo. Além disso, estudou as práticas de mercado de parques e ecoturismo, buscando a troca de experiências com locais que são referência no Brasil, como o Parque Nacional do Iguaçu. O Legado das Águas também adotou as recomendações do Manual de Boas Práticas da Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), e do Plano de Reabertura do governo do Estado de São Paulo. O retorno das atividades, portanto, acontecerá seguindo os mais rigorosos critérios de segurança, prevendo a proteção dos seus empregados e visitantes.