Terra de tradições populares, com influências africanas, indígenas e europeias, o Nordeste contribui decisivamente para o patrimônio cultural do país. Sua riqueza musical e coreográfica é reconhecida internacionalmente: o frevo e a capoeira, por exemplo, foram declarados Patrimônios da Humanidade pela UNESCO. Em celebração ao Dia da Cultura Nordestina, comemorado em 2 de agosto, e considerando que 82% dos viajantes brasileiros buscam experiências autênticas e representativas da cultura local, a Booking.com reuniu quatro sugestões de destinos para se conectar com a pluralidade cultural, natural e histórica que faz do Nordeste um dos pilares da identidade brasileira, seja por meio dos modos de vida de cada lugar, da música, da gastronomia, das festas populares ou do artesanato. Confira.
Lençóis, Bahia

Porta de entrada da Chapada Diamantina, Lençóis é uma charmosa cidade histórica repleta de belezas naturais e expressões culturais, cujo conjunto arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nos anos 1970. Seu centro preserva ruas com calçadas de pedra e casarões coloniais que remontam à era do garimpo, quando diamantes foram encontrados nos rios, no século XIX. Além dos atrativos de ecoturismo na região, como as piscinas naturais do Ribeirão do Meio, a Gruta da Lapa Doce e o Morro do Pai Inácio (com sua linda vista ao pôr do sol), a cidade é palco de eventos como o Festival de Lençóis – com shows de renomados artistas da música popular brasileira – e celebrações religiosas populares. A gastronomia é marcada por ingredientes regionais como palma, umbu, carne de sol e licuri. No destino, o Hotel de Lençóis oferece piscina, jardim e restaurante.
Caruaru, Pernambuco

Conhecida como a capital do forró, Caruaru é um dos destinos mais emblemáticos da cultura pernambucana. Sua tradição musical ecoa nos palcos, feiras e festas que animam a cidade durante todo o ano, mas atinge seu auge no São João de Caruaru, uma das maiores festas juninas do mundo, com centenas de atrações culturais, quadrilhas, pavilhões temáticos (com repentistas, poetas populares, artesanato, atividades infantis e muito mais) e comidas típicas. No bairro do Alto do Moura, reconhecido como um importante centro de arte figurativa, o legado de Mestre Vitalino se perpetua em ateliês de ceramistas e escultores que mantêm viva a expressão do barro. Ali, é possível visitar a Casa Museu Mestre Vitalino, o Memorial Mestre Galdino e a Casa da Mulher Artesã, com suas mostras culturais e oficinas. A cidade também é um polo da literatura de cordel, com escritores e editoras especializadas que mantêm a tradição oral em versos rimados, retratando o cotidiano do sertão. Para a hospedagem no destino, o 232 Concept Hotel é uma boa opção, com piscina ao ar livre e estacionamento privativo gratuito.
Cajueiro da Praia, Piauí

No município de Cajueiro da Praia, no Piauí, viajantes encontram um refúgio litorâneo de paisagens preservadas, manguezais e clima acolhedor. Uma das principais atrações é o vilarejo de Barra Grande, conhecido por sua praia tranquila, acomodações charmosas e condições ideais para banhos e a prática de kitesurfe em determinadas épocas do ano. No destino, a Praia do Sardim encanta com beleza e orla de coqueiros, e passeios de flutuação em águas doces oferecem uma experiência relaxante. Outro destaque é o Cajueiro-Rei, considerado o maior cajueiro do mundo, uma atração natural que impressiona pelo tamanho. A gastronomia regional se manifesta nos pequenos restaurantes rústicos, que servem pratos à base de peixes e frutos do mar, como polvo, peixe grelhado e caranguejo. Para quem busca hospedagem pé na areia, a Pousada BGK, localizada de frente para o mar em Barra Grande, é uma ótima escolha.
Aracaju, Sergipe

Com sua atmosfera tranquila, Aracaju é um destino que une cultura, tradição e lazer à beira-mar. Os festejos juninos da capital sergipana, especialmente na Orla de Atalaia, são uma das manifestações mais marcantes da cultura local, com apresentações de quadrilhas, shows de forró e barracas de comidas típicas. O Museu da Gente Sergipana, instalado em um prédio histórico às margens do Rio Sergipe, oferece exposições interativas sobre o modo de vida, as crenças e os saberes do povo sergipano. Já nos mercados municipais da cidade, é possível provar iguarias como a carne de sol com pirão de leite, moqueca de camarão, bolos de macaxeira e doces de frutas regionais, além de adquirir rendas, bordados e artesanato em palha e cerâmica. A cidade também abriga o Centro Cultural de Aracaju, com exposições, acervos artísticos e programação cultural, e o Museu do Artesanato de Sergipe, com lojas de artesanato local. Para quem visita o destino, a Pousada Encantare está localizada a 50 m da praia.
Adicione um comentário