Evento apresentou ações em curso e abordou fontes de financiamento e ferramentas do Governo Federal para apoiar os municípios

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou na quinta (27), em Brasília, do 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes. O evento debateu estratégias para fortalecer políticas ambientais nos municípios brasileiros e para fomentar a agenda climática rumo à COP30, que acontece em novembro em Belém.
A entidade regional foi representada no encontro pela coordenadora Sandra Malvese, da Diretoria de Programas e Projetos. “A ideia é criar uma grande política unificada que aglutine todas as ações do Governo Federal, em uma estratégia nacional de federalismo climático multinível”, afirmou.
Com essa meta, o evento apresentou caminhos para a implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes, criado em 2024 para aumentar a qualidade ambiental e a resiliência das cidades brasileiras diante dos impactos da mudança do clima.
A iniciativa é promovida conjuntamente pelos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima; das Cidades; e da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é promover a integração de políticas urbanas, ambientais e climáticas, estimulando as práticas sustentáveis e a valorização dos serviços ecossistêmicos do verde urbano.
O evento apresentou ações já em curso e reuniu parceiros envolvidos na implementação das iniciativas. Além disso, abordou fontes de financiamento e ferramentas do Governo Federal para apoiar os municípios no enfrentamento aos riscos climáticos, como o Plano Clima – Cidades, o Novo PAC, o Periferia Viva e o Pró-Cidades. Até o momento, existem investimentos da ordem de R$ 60 bilhões no desenvolvimento urbano sustentável, no âmbito do Novo PAC.
Foto: Divulgação/Consórcio ABC
Adicione um comentário