Política

Consórcio do ABC reinaugura escritório em Brasília

Vicentinho, Guto Volpi, Taka Yamauchi, Alex Manente, Ricardo Nunes, Marcelo Lima, Akira Auriani, Marcelo Oliveira, Gilvan Ferreira e Fernando Marangoni (Foto: Divulgação)

O Consórcio Intermunicipal do ABC reinaugurou, na terça (15), sua Sala Grande ABC em Brasília, em busca de fortalecimento institucional e união regional em torno da busca por melhorias concretas para a população. A Sala ABC está localizada no Victoria Office Tower, na SAS Quadra 4, Lote 10, edifício próximo à Esplanada dos Três Poderes. 

Em 2017, durante a gestão do ex-prefeito Orlando Morando, então presidente do Consórcio, havia inaugurado uma sede em Brasília, com objetivo de garantir mais agilidade na obtenção de financiamentos para os diversos setores baseada nos interesses das sete cidades.

Agora, a iniciativa foi do atual presidente da entidade e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima. “É mais um marco da unidade entre todas as cidades do Grande ABC e a capital. Agora levamos nossa força conjunta para Brasília, em busca de mais presença, diálogo e conquistas para a região”, afirmou.

Participaram da inauguração em Brasília os prefeitos de Santo André, Gilvan Júnior; de Mauá, Marcelo Oliveira; de Diadema; Taka Yamauchi, de Ribeirão Pires, Guto Volpi; e de Rio Grande da Serra; Akira Auriani; e ainda de São Paulo, Ricardo Nunes, que passou a integrar recentemente o grupo. 

O evento também contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que presidiu o Consórcio ABC em 2013, 2014 e 2016 enquanto prefeito de São Bernardo, e dos deputados federais Alex Manente (Cidadania), Fernando Marangoni (União Brasil), e Vicentinho (PT).

A nova estrutura tem como objetivo ampliar a representatividade política do ABC junto aos Três Poderes, permitindo que prefeitos, secretários e técnicos acompanhem de perto as discussões no Congresso Nacional, nos ministérios e nos tribunais superiores. 

Na ocasião, Nunes destacou a força econômica da região, valorizando a representação dos municípios junto ao PIB brasileiro. “Temos mais capacidade de conduzir juntos políticas públicas e melhorar a vida da nossa população “, declarou. 

Já o ministro Luiz Marinho lembrou do tempo em que presidiu o Consórcio do ABC e defendeu a criação de autarquias conjuntas entre os municípios. 

A aproximação institucional é estratégica para tratar de pautas prioritárias para os municípios, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)  66, que prevê novo prazo de parcelamento especial de débitos das prefeituras, incluindo precatórios. O tema tem impacto direto nas gestões locais e já conta com o envolvimento de prefeitos da região, como Gilvan Ferreira e Taka Yamauchi, que participaram de agendas recentes em Brasília.

A inauguração da nova sala representa um avanço concreto no esforço de integração regional e institucional. Mais do que uma sede, a Sala Grande ABC se consolida como base estratégica de presença política, apoio técnico e articulação federativa, conectando os interesses das sete cidades com as oportunidades e debates que ocorrem em Brasília. É um passo importante para dar escala às pautas regionais e fortalecer a voz do Grande ABC no cenário nacional.

O presidente do Consórcio ABC comemorou a conquista. “É um momento de muita alegria para nós, pois trabalhamos para conseguir nesse ano reintegrar novamente todas as cidades da nossa região no Consórcio, ganhamos o reforço da Capital e abrimos a Sala Grande ABC em Brasília”, afirmou Lima.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário